Uma jornada para debater avanços, desafios, e os caminhos para o desenvolvimento ecológico e turístico sustentável com práticas efetivas voltadas à conservação e maior qualidade de vida para o homem em sua relação com a natureza. Pensando nisso como um compromisso da gestão municipal, traçado no plano de governo da cidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA) promoverá entre os dias 21 e 23 de outubro a 1ª ECOJornada GV.
Com uma agenda dinâmica e integrada de atividades, especialistas, servidores públicos da SEMA, comunidade escolar municipal e comunidade em geral, participarão de ações de educação ambiental que incluem palestras, seminários técnicos, e visita a áreas de remanescentes do bioma Mata Atlântica. O objetivo é promover a troca de informações, a conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais, e do fomento ao turismo ecológico sustentável como estratégia para o desenvolvimento socioeconômico da região do Pico da Ibituruana.
Programação:
1º Dia
A abertura da 1ª ECOJornada acontecerá no dia 21 de outubro, das 8h às 12h, no auditório Luís Franco, 5º andar da prefeitura, e reunirá membros do Conselho Municipal de Turismo, da Agenda Coletiva, do Corpo de Bombeiros, do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SISEMA), de universidades, empresas de turismo e das secretarias municipais. Na ocasião será ministrada a palestra “Desenvolvimento Econômico e Sustentável da região do Pico da Ibituruna”.
No período da tarde, servidores da SEMA participarão de capacitação interna, das 14h às 17h, também no auditório da Prefeitura. O tema a ser abordado será Unidade Regional de Regularização Ambiental (URA).
2º Dia
No dia 22 de outubro, das 8h às 12h, consultores ambientais e empreendedores participarão, no auditório da prefeitura, de seminário técnico, sobre as temáticas: “Deliberação Normativa COPAM n. 258/2025 e Procedimentos e práticas em processos de licenciamento ambiental e/ou autorização para intervenção ambiental”.
A Deliberação Normativa COPAM nº 258/2025 altera o licenciamento ambiental para o setor agropecuário em Minas Gerais, reduzindo o potencial poluidor de atividades como criação de animais em regime extensivo e cultivos agrícolas, classificando-as como de pequeno potencial poluidor para o ar e água. A norma também simplifica critérios locacionais para o licenciamento de empreendimentos, o que pode levar à dispensa do licenciamento para certas propriedades rurais e à flexibilização do licenciamento em áreas de alta importância biológica, gerando críticas de ambientalistas e parlamentares que apontam riscos à proteção ambiental.
Interessados em participar devem se inscrever pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/1-ecojornada-gv-seminario-tecnico-sobre-a-dn-258-procedimentos-e-praticas/3148143 .
À noite, das 18h às 21h, no auditório da Fadivale, será a vez de estudantes de cursos ligados à área ambiental em períodos finais e consultores participarem também de seminário técnico que abordará “Introdução ao Licenciamento Ambiental Municipal”. A inscrição deverá ser feita pelo link (clique aqui).
3º Dia
E no dia 23, cerca de 60 alunos da Escola Municipal Olegário Maciel participarão de um tour pedagógico, que incluirá ações no Viveiro do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e vivências no Parque Natural Municipal de Governador Valadares (Dona Sinhá), localizado no bairro Elvamar. A ação acontecerá das 7h às 13h. Os estudantes terão a oportunidade de conhecer os espaços do IEF e do parque, realizar trilha e saber sobre a importância de se valorizar as espécies de fauna e flora nativas da Mata Atlântica.
Jornalista: Hélida Patrícia Palmeiras
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social





