Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner
domingo, 27 julho, 2025

A "cara metade" existe?

Leia a coluna desta semana de Sérgio Fonseca
A "cara metade" existe? Foto: Reprodução da Internet

por Sérgio Fonseca

Infelizmente na ilusão da busca da realização do desejo infantil de prolongar a proteção dos pais, aparentemente sim. No entanto, na realidade, não. Até nos conscientizarmos desta realidade, muita água já passou debaixo da ponte de nossa vida, em geral no mínimo dois casamentos, muitas brigas e sofrimentos.

Quando achamos que não podemos viver sem a outra pessoa, isto é uma doença que leva o nome de co-dependência, ou relacionamento simbiótico, “alma gêmea” melhor dizendo “algema”. Em geral tal relacionamento ocorre com indivíduos que tiveram uma infância rígida, que tem medo e/ou condena algo em si, daí busca no outro uma forma de poder vivenciá-la. Quando encontra esta pessoa , o encanto se dá, no começo como um conto de fadas,um casal de pombinhos. Podem passar uma vida juntos, mas porque um depende do outro, contudo se agredindo e querendo mudar um no outro o que os atraiu inicialmente. Se o relacionamento acabar a dor será terrível, o mundo perde o sentido e o pensamento suicida pode ocorrer. O primeiro passo, para se resolver este tipo doentio de vínculo é reconhecê-lo como tal, depois buscar saber qual parte de si não consegue viver e em seguida construir sua liberdade e felicidade com suas próprias mãos.

Já num relacionamento saudável, a pessoa não deixa de ter vida própria, respeita e aprende com o jeito de ser do outro, existe diferenças que são encaradas sem máscaras, só que o foco é no bem estar da relação, não do indivíduo. Se o relacionamento acabar, as pessoas sofrem, mas são capazes de continuar suas vidas.

Enfim, a melhor solução continua sendo o exercício da responsabilidade pessoal, ou seja, ninguém existe unicamente para me servir ou satisfazer minhas necessidades. Sou eu quem escolhe e dirige a minha vida, posso partilhar minha felicidade com o outro e compartilhar a felicidade do outro com o outro, mas não depender do outro para ser feliz.

Sérgio Fonseca

Psicoterapeuta Cognitivo pela UFMG e TERAPIA DE EMDR BH

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu