Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

A reunião na Cidade Administrativa que despertou debates sobre a chapa de Simões para 2026

Movimento, caso avance, ajudaria o vice-governador Mateus Simões a resolver a ‘questão Cleitinho’
Professor Mateus, o ex-presidente Jair Bolsonaro, Alex Diniz... eles estão juntos por um estado de Minas Gerais ainda melhor. Foto: Divulgação PL
domingo, 29 junho, 2025

Por Guilherme Jorgui

Uma reunião reservada entre o empresário Alex Coelho Diniz, suplente do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), e o secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro (PP), movimentou as conversas de corredores na Cidade Administrativa, e fez crescer a possibilidade de que Alex seja um dos cotados para compor, como vice, a chapa de Mateus Simões (Novo) em 2026. O portal Fator apurou que o encontro foi realizado na Secretaria de Estado de Governo na última segunda-feira (26/6).

Na avaliação de interlocutores, o movimento, caso avance, ajudaria Mateus Simões a resolver a “questão Cleitinho”, tirando o senador da disputa pelo Palácio Tiradentes. Até aqui, Cleitinho desponta como favorito nas pesquisas pré-eleitorais.

Alex Coelho Diniz, além de suplente, é um dos fiadores do mandato de Cleitinho. O empresário valadarense, dono de uma grande rede de supermercados no Estado, foi o principal financiador da campanha ao Senado em 2022.

Apesar das conversas, o movimento, ao que tudo indica, ocorre sem o aval da cúpula estadual do Republicanos, legenda à qual o senador e o empresário são filiados. Interlocutores da direção estadual do partido, ouvidos por O Fator, negaram qualquer negociação nesse sentido.

Não seria a primeira bola dividida de Alex com o Republicanos. Em agosto do ano passado, o empresário anunciou que abriria mão da vice-presidência estadual da legenda por insatisfação com os rumos da sigla. À época, chegou a atirar uma camisa com o emblema do partido em uma lata de lixo.

Alex disse, que não poderia concordar com “imposições”, com “alianças com a esquerda” ou em “passar por cima dos princípios”. No centro da disputa interna estava a eleição em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Alex apoiou a candidatura do deputado estadual Coronel Sandro (PL), que saiu vitorioso. O Republicanos, por sua vez, lançou chapa própria, encabeçada por Renato Fraga.

Em outro movimento, o empresário articula no partido para emplacar um de seus sobrinhos como candidato a deputado federal.

Guilherme Jorgui é jornalista e tem especialização em comportamento eleitoral, opinião pública e marketing político (UFMG). Rproduzido de www.ofator.com.br

O Fator - Apuração. Informação. Opinião.O conteúdo de O FATOR é estratégico para quem toma decisões relevantes em Minas Gerais. Um público qualificado em busca de informações que antecipem movimentações importantes no Estado.www.ofator.com.br
Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu