Nesta quarta-feira (24), dentro das celebrações do aniversário de 86 anos da cidade, a Academia Valadarense de Letras (AVL) será registrada como patrimônio histórico imaterial pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Governador Valadares, em cerimônia a ser realizada às 20h, na sede da AVL.
De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), “os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas”.
Fundada em 1975 pelo reitor do antigo MIT, Dr. Talmir Canuto Costa, juntamente com a professora Antônia Izanira Lopes de Carvalho, com o apoio do também professor Oscar Mendes, então presidente da Academia Mineira de Letras, a instituição, desde o seu nascimento, dedica-se ao cultivo da língua e literatura nacionais em Governador Valadares. Atualmente, compõem a AVL 40 acadêmicos escritores de diversas áreas do conhecimento.
“A AVL é uma instituição de utilidade pública sem fins lucrativos e seu principal objetivo é fomentar a cultura, levar à comunidade a literatura brasileira e também o que nós acadêmicos publicamos.
É uma Academia diversificada, com membros juízes, promotores, professores, médicos, advogados, engenheiros, ou seja, de todas as formações acadêmicas, que se reúnem toda segunda quarta-feira do mês para divulgar a cultura e o conhecimento, a importância da língua e literatura portuguesas para que ela não venha um dia a fenecer”, explicou a professora de língua portuguesa e literatura, Maria Bernadete de Almeida Brito, acadêmica e assessora do presidente da AVL, o médico George Wagner Alvarenga Simões. De acordo com ela, a sugestão para que a Academia fosse alçada à condição de patrimônio histórico foi feita em conversa com o secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo.
Para a presidente do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Governador Valadares e gerente de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), “esse registro é de fundamental importância para Governador Valadares. É uma forma de se preservar o legado da Academia Valadarense de Letras, tornando Patrimônio Cultural esta instituição que tanto trabalha pelo desenvolvimento educacional do município”. Roberta ainda ressaltou que o Conselho foi unânime em reconhecer a importância histórica da AVL.
A Academia Valadarense de Letras fica na rua Marechal Deodoro, 759, Centro (ao lado do Centro Cultural Nelson Mandela).
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares





