Agentes de Desenvolvimento Rural (ADRs) da área de atuação do escritório regional do Sistema Faemg Senar em Governador Valadares se reuniram nesta semana para traçar metas estratégicas para o próximo ano e passar por uma atualização metodológica. O encontro, que reuniu 40 ADRs, foi conduzido pelo gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Wander Magalhães, e pela gerente pedagógica, Cristiane Trigueiro.
A capacitação aconteceu no Parque de Exposições José Tavares Pereira, sede do escritório regional que atende 118 cidades e conta com 37 entidades cooperadas nos Vales do Aço, Rio Doce e Mucuri.
Segundo Wander Magalhães, o encontro também fortalece o diagnóstico das demandas do campo.
“Estamos aperfeiçoando a detecção dos problemas dos produtores e buscando soluções no portfólio do Senar, tanto em formação profissional quanto em promoção social. A assertividade no planejamento é essencial, pois é a partir dele que construímos o orçamento e garantimos a execução de eventos e ações previstas.”
A gerente pedagógica, Cristiane Trigueiro, ressaltou que o foco deste ano foi o aperfeiçoamento do planejamento.
“Todos os anos construímos uma pauta de atualização para os ADRs. Em 2025, o tema central foi a habilidade de construir um bom planejamento para cursos, treinamentos, programas especiais e o ATeG. Quanto melhor planejarmos, mais qualidade entregaremos ao nosso público-alvo. O objetivo é garantir ações que tenham impacto real para a população rural, e isso começa com uma base bem capacitada.”
O gerente regional, Luiz Ronilson Paiva, destacou a importância da iniciativa. “Foi um encontro fundamental para que pudéssemos passar orientações que aprimorem o processo de mobilização, tornando-o mais eficaz. Discutimos normas, metas para as próximas programações trimestrais, como atender 100% dos municípios da regional, além da importância de um bom planejamento anual e trimestral, e da execução dos cursos e eventos.”
Durante a capacitação de ADRs, José Afonso Coelho, que atua em Açucena, Braúnas e Belo Oriente, destacou a importância do encontro.
“Na capacitação, alinhamos o formulário F-15, que define a programação de 2026, para atender de forma eficaz às demandas reais dos produtores. Foi uma oportunidade valiosa de aprendizado e troca de experiências com colegas, reforçando nosso compromisso de atender com dedicação e respeito quem move o campo”.
Para o ADR Arthur Dornelas de Souza Coelho, que atua pelo Sindicato Rural de Valadares, a capacitação trouxe ganhos práticos.
“O treinamento contribuiu para realizarmos uma mobilização mais eficiente, permitindo levantar de forma precisa as demandas dos produtores. Assim, conseguimos planejar cursos e programas alinhados às necessidades locais, melhorando a qualidade de vida no campo. Foi de grande valia para mim. Pretendo reforçar junto aos produtores a importância de se associarem aos Sindicatos, realizar reuniões com mais frequência e direcionar treinamentos adequados oferecidos pelo Sistema Faemg Senar”.
Também participaram do encontro o analista técnico regional, Pedro Henrique Fernandes, e as assistentes regionais Aline Berbert e Luisa de Laia.





