O distrito de São Vítor recebeu, nesta semana, caixas d’água com capacidade para armazenar 80 mil litros de água tratada. Após a instalação, a Águas de Valadares aumentará para 120 mil litros a reservação do distrito, garantindo mais eficiência no sistema de abastecimento de água da comunidade.
As obras começaram no mês passado e a previsão é de que sejam concluídas neste mês. São, ao todo, quatro novas caixas de 20 mil litros cada.
De acordo com o gerente de Serviços, Heverton Barroso, antes da obra, quando era preciso fazer conserto na rede ou limpeza na ETA do distrito, o abastecimento era suspenso. Com a nova reservação, a comunidade terá água nas torneiras também durante as manutenções.
“Além de aumentar a reservação de água, faremos a automação do sistema, garantindo água nas torneiras de São Vitor 24 horas por dia”, destacou Barroso.
Automação
A automação é um sistema automático de controle de nível. Quando o reservatório estiver com nível baixo, a bomba será acionada automaticamente, enchendo o reservatório. Ao atingir o nível máximo, a bomba será desligada.
Essa automação objetiva otimizar o funcionamento do sistema, liberando o operador das tarefas de ligar e desligar a bomba, permitindo que ele se concentre na verificação de vazamentos e no acompanhamento das demandas diárias de água.
A ideia é que o operador possa dedicar mais tempo ao tratamento da água e à distribuição nos reservatórios, sem a necessidade de intervenções manuais na bomba.
Águas de Valadares
08/10/2025



Fotos: Divulgação Águas de Valadares