Governador Valadares se despede de sua grande dama, Anita Duarte Byrro Aubin (28/02/1923 - 03/12/2025). A despedida está acontecendo na Capela Velório do Cemitério Santo Antônio, e o sepultamento será ás 17h desta quinta-feira (4/12). Com 102 anos de idade, Dona Anita, como era conhecida, deixa filhos, netos e bisnetos, e centenas de amigos queridos, que viam nela um grande exemplo de vida.
Dona Anita nasceu no pequeno povoado de Santa Maria (atual Santa Maria do Suaçuí- -MG), e fez a alegria de seus pais, Lincoln Byrro e Maria Duarte Byrro. Ela recebeu o nome de Anita, porque esse nome significa "graça".
Passou pelos estudos primários (denominação da época), e rumou-se para completar seus estudos no Colégio Providência de Mariana. Após terminar os estudos naquele Colégio, ainda jovem, na companhia de seus pais, veio residir no distrito de Figueira, atual Governador Valadares.
E foi na Figueira que ela conheceu o grande amor de sua vida, o professor Antônio Martins Aubin, figura humana respeitadíssima em Valadares, nos trabalhos da Igreja Católica e no seu famoso curso de datilografia. Casou-se no dia 27 de setembro de 1946, em casamento celebrado pelo Padre José Maria Pires, que mais tarde viria a ser Bispo Emérito em Belo Horizonte.
Desta união nasceram os quatro filhos: José Maria, Maria José, Antônio Carlos e Maria da Glória. A convite de Dom Hermínio Malzone Hugo, o Professor Antônio recebeu o Diáconato Permanente. Por 14 anos trabalhou na Paróquia Diaconal de Chonin de
Baixo, tendo D. Anita como sua auxiliar em todos os movimentos sociais da Paróquia.
Como companheira de Apostolado, D. Anita exerceu muitas atividades sociais e religiosas: Visita aos enfermos, Organização de Horta Comunitária, Cantina de Merenda para crianças de até 6 anos de idade, Clube de Mães, Farmácia no Centro Comunitário, Coroação e Barraquinhas no mês de Maria, Festejos para Celebrar Santo Antônio, o Padroeiro da Comunidade.





