O Natal é só daqui há 4 dias, mas o clima festivo tomou conta da Praça Euzébio Cabral na tarde dessa quarta-feira (20), durante uma apresentação de Natal, promovida pela Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Saúde.
O momento, que foi marcado por alegria, emoção, respeito e inclusão foi preparado, especialmente, para os pacientes do Centro de Convivência e Cultura e dos demais serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Valadares e, contou ainda com brincadeiras, guloseimas e música de qualidade executada pela Banda Lira 30 de Janeiro.
A iniciativa teve por objetivo celebrar o nascimento de Cristo, além de exterminar o preconceito vivenciado pelas pessoas em sofrimento mental, bem como inseri-las na rotina e manifestações culturais do nosso município.
“Nosso trabalho é muito desafiador, mas também muito gratificante e nos enche de orgulho! Porque visa promover acolhimento, tratamento, proteção, qualidade de vida e assistência para as pessoas com transtorno mental – que são tão vulneráveis pelo próprio adoecimento, pelo preconceito que sofrem, pela dificuldade que a sociedade tem de entender e aceitar a diferença de comportamento. Então, esse serviço é essencial para que eles vivam e sobrevivam, tenham qualidade, que sejam protegidas por nós, que possam ser produtivas, autônomas, independentes e incluídas na sociedade”, defendeu a coordenadora de serviço mental de Valadares, Solange Coelho.
A ocasião foi marcada ainda por uma homenagem à Solange, que vai se aposentar em breve. Diante disso, quem vai comandar o CAPS infantil será Mayara Peres.
“Estamos comemorando 31 anos de implantação do primeiro serviço de saúde mental extra-hospitalar em Valadares e a Solange e outros colegas que estão aqui fizeram parte dessa história. Portanto, só temos que agradecê-los pelo legado deixado e por tudo o que representam e fizeram para todos nós. Se hoje Valadares é referência em saúde mental para todo o Brasil, é pelo brilhante trabalho que eles realizaram”, declarou Peres.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social





