O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB); a procuradora-geral da mulher, deputada Ione Pinheiro (União); e o 1º Secretário, Antonio Carlos Arantes (PL), receberam o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), Marcelo de Souza e Silva, no Salão Nobre da Casa, nesta terça-feira (25/6/24). Na oportunidade, foi assinado o protocolo de intenções que concretizou a parceria entre as instituições para estimular o desenvolvimento de empreendedoras mineiras.

Documento formaliza pareceria entre Sebrae e Procuradoria da Mulher da ALMG. Foto: Guilherme Dardanhan/ALMG
Os deputados Tito Torres (PSD) e Sargento Rodrigues (PL) também acompanharam o encontro e a assinatura do compromisso. A reunião ainda contou com a presença de outros membros do Sebrae-MG.
O “Assembleia com o Sebrae Delas - Mulher de Negócios” visa incentivar as empreendedoras mineiras que desejem abrir ou aperfeiçoar seu negócio. A parceria é mais uma iniciativa do Legislativo pela efetividade das políticas públicas, das ações e dos programas voltados para a equidade de gênero e a defesa e promoção dos direitos da mulher.
Pelo programa, mulheres de todo o Estado poderão se capacitar online. Entre os dias 2 e 4 de julho, serão ofertadas oficinas sobre empreendedorismo, criatividade e comunicação, e as inscrições gratuitas estão abertas nesses respectivos links.
A parceria firmada hoje tem duração de um ano e poderá ser prorrogada. A ideia é de que este “programa-piloto” sirva para balizar futuras propostas de capacitação, e o programa passe a ser contínuo.
Qualificação em prol da independência
Para a procuradora da mulher da Assembleia, investir na qualificação dessas empreendedoras é um passo valioso para quebrar o ciclo da violência doméstica.
Ione Pinheiro pondera sobre as dificuldades de se empreender, sobretudo sendo mulher.
Mas avalia que ser financeiramente independente é um impulso importante para ajudá-las a sair de relacionamentos abusivos, e as propostas desta parceria da ALMG com Sebrae pretendem ser um caminho nesse sentido.
“Empreender já não é fácil. Se é difícil para os homens, imagina para as mulheres. É importante incentivarmos o empreendedorismo para a mulher buscar sua independência financeira", afirmou Ione.
"Ela precisa ter uma relação saudável com seu parceiro. Uma forma de combater o ciclo que leva ao feminicídio é as mulheres serem independentes.”

As palavras da deputada foram endossadas pelo presidente do Sebrae, que ainda lembra a expertise da instituição na área formativa de microempreendedoras, confirmando o Sebrae como um facilitador para a independência financeira das mulheres.
Marcelo de Souza ressalta que, neste primeiro ciclo, foram disponibilizadas 300 vagas nas três áreas de capacitação, e, mesmo antes da divulgação da parceria, cerca de 100 já estão preenchidas.
Segundo o gestor, o Sebrae já tem um modelo, pois trabalha há anos com o empreendedorismo feminino.
"Neste primeiro momento, abrimos 300 vagas para três cursos específicos, para identificarmos se a modelagem do Sebrae é adequada a este trabalho que queremos fazer juntos. Será uma primeira turma teste, mas com bastante conhecimento e capacitação".
"O propósito do Sebrae é impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas”
Marcelo de Souza e Silva - Presidente do Sebrae-MG
Marcelo de Souza ressalta, ainda, que muitas das mulheres que serão alcançadas pelas qualificações online provavelmente já empreendem “de forma caseira”.
Para ele, com a formação ofertada por meio do programa, essas microempresárias poderão agregar valor ao seu negócio e ter uma renda melhor.
Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais





