Audiência cancelada
Foi cancelada audiência pública da Comissão de Saúde que debateria a oferta dos serviços de prevenção, de diagnóstico precoce e de tratamento oncológico no SUS. O release a seguir foi publicado em 14/10/25, quando a audiência foi divulgada.
A oferta dos serviços de prevenção, de diagnóstico precoce e de tratamento oncológico no SUS será debatida nesta quinta-feira (16/10/25), em audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A reunião será realizada a partir das 14 horas, no Plenarinho I, e faz parte do Assembleia Fiscaliza - Tema em Foco, no biênio 2025-2026, iniciativa do Legislativo Mineiro para acompanhar o andamento de políticas públicas que deveriam ser executadas pelo governo estadual.
Entre as atividades, cada comissão temática definiu um tema a ser monitorado de forma intensiva por até dois anos. Na Saúde, o tema escolhido foi "Prevenção e tratamento oncológico, regulação de procedimentos cirúrgicos de urgência e eletivos e transparência orçamentária na saúde - desafios e perspectivas”.
Na audiência desta quinta (16), solicitada pelo presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (Avante), serão discutidos pontos como a regulação do acesso aos serviços de alta complexidade, em caráter eletivo.
Conforme o deputado, o objetivo é identificar vazios assistenciais, dificuldades no acesso ao tratamento e possíveis desigualdades entre as regiões do Estado.
Foram convidados para a discussão representantes da Secretaria de Estado e do Ministério da Saúde, da Federação das Santas Casas de Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, do Conselho Estadual de Saúde, da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e de secretarias municipais de saúde de várias regiões do Estado.
Monitoramento
Essa será a terceira audiência relacionada ao Tema em Foco da Saúde. Em 24 de abril, foi discutido o exemplo do projeto Jornada de Excelência do Paciente Oncológico do Hospital Mário Pena, visando à redução para 21 dias do tempo de espera entre a suspeita de câncer e o início do tratamento oncológico. A média nacional estaria em 120 dias.
No último dia 9 foi discutida a realização de exame de mamografia em mulheres a partir de 40 anos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pelo SUS.
Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais