A Associação Santa Luzia, reconhecida pelo trabalho de acolhimento a idosos e pessoas com deficiência, realiza neste sábado, dia 13 de dezembro, dia de santa Luzia sua padroeira, às 19h30, a última edição do projeto “Filhos da Terra”, em comemoração aos seus 60 anos de história. No palco do Atiaia a jornalista Valéria Alves, voluntaria do projeto e da entidade, entrevista a valadarense Dra. Karla Giacomin, uma história que inspira no Brasil e pelo mundo.
Reconhecida nacional e internacionalmente, Dra. Karla Giacomin é médica geriatra, servidora pública da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e Doutora em Ciências da Saúde pela Fiocruz Minas. Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a dignidade da pessoa idosa, ela atua como Consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS) para políticas públicas e envelhecimento e integra o Grupo de Cuidados de Longa Duração da instituição.
Durante a pandemia de Covid-19, Karla coordenou a Frente Nacional de Fortalecimento às ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos), articulando ações estratégicas em todo o país. Em Valadares atuou voluntariamente junto a toda diretoria e colaboradores da Associação Santa Luzia, acompanhando de perto todos os protocolos definidos, o que nos permitiu passar pela pandemia praticamente ilesos e sem perder acolhidos para o vírus na fase aguda.
Em 2022, Karla Giacomin foi eleita pela OMS como uma das 50 lideranças mundiais na promoção do envelhecimento saudável, reconhecimento que reforça sua importância na defesa dos direitos da pessoa idosa. Em entrevista ao blog da Maturi ‘’A velhice não começa aos 60’’, ela defendeu que envelhecer não deve ser visto como estigma a partir de uma idade, mas como um processo natural da vida, que exige respeito e políticas publicas efetivas ‘’
Em um artigo recente da Associação Paulista de Medicina, a médica geriatra alertou que os cuidados com saúde, alimentação, atividade física e bem-estar devem começar desde os 30 anos ressaltando que os hábitos no início da vida adulta moldam a qualidade da velhice.
A profissional também preside a Cuidadora, organização social sem fins lucrativos dedicada à transformação da cultura do cuidado, integra o Centro Internacional de Longevidade Brasil e é pesquisadora do Centro de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento da Fiocruz Minas. Por sua atuação, recebeu o Prêmio Zilda Arns, honraria concedida a personalidades que se destacam na proteção e valorização da pessoa idosa.
Música em família
Para fechar com chave de ouro depois de todas as entrevistas temos boa música com artistas locais. Mas, neste último evento será ainda mais especial, pois vai ficar tudo em família, um show marcado pela tradição e pelo afeto. Quem assume o microfone é o irmão da entrevistada, o musico Carlos Giacomin, que vai contar com a participação especial do pianista, seu primo Bruno Giacomin, trazendo ao público uma apresentação emocionante.
Os ingressos para este quinto evento estão disponíveis pelo site ingressonacional.com.br, na sede da Associação Santa Luzia, na Hausmalte Esplanada, na Rock Point e na portaria do Teatro Atiaia no dia do evento, no valor de R$80,00 meia social + 1kg de alimento. Para entrar apresente o ingresso e um quilo de alimento não perecível.





