O Banco de Alimentos Gemina Alves Linhares, em Ipatinga, arrecadou 409 toneladas de alimentos em 2024, atendendo cerca de 3.000 pessoas por mês, entre entidades socioassistenciais e famílias em situação de insegurança alimentar.
O levantamento foi realizado pelos profissionais que atuam no equipamento e divulgado esta semana pela administração municipal.
Com sede no bairro Parque das Águas, o Banco de Alimentos estabelece parcerias com empresas do setor supermercadista e de hortifrutigranjeiros, arrecadando produtos que, embora fora dos padrões de comercialização, ainda são próprios para o consumo.
Bancos de Alimentos da Rede Leste, assim como a Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, de Ipaba, que mantém atividades de plantio, também são importantes colaboradores, contribuindo significativamente para atender pessoas em situação de insegurança alimentar.
A diretora da Associação Centro de Convivência Espaço da Família (ACCEF), Cecília Alves, explicou como os alimentos impactam positivamente a rotina da instituição, que funciona no bairro Canaã e atende crianças e adolescentes de 5 a 17 anos no contraturno escolar.
“Além de receberem esses alimentos, eles levam para casa o kit de verdura. Às vezes, além da verdura, vem feijão, açúcar, leite em pó, biscoito, polpa de frutas. O Banco de Alimentos faz um bem enorme para estas famílias, que ficam aguardando semanalmente esse kit de verdura. Toda semana a gente beneficia de 10 a 12 famílias com o kit e é uma bênção. As verduras são selecionadas. Tem banana, maçã, pera, uva, às vezes vem kit de padaria. No mandato do Gustavo melhorou mais ainda, a verdura vem com mais qualidade, os kits-padaria vêm com mais frequência”, detalhou.
Critérios para doação
As doações seguem regras específicas:
• Alimentos não perecíveis: devem estar dentro da validade e com embalagem íntegra.
• Produtos de origem animal: necessitam de selo de inspeção e embalagem em perfeito estado.
• Hortifrutigranjeiros: podem apresentar pequenos defeitos que inviabilizem a venda, mas ainda devem estar aptos para o consumo humano.
100% de aproveitamento
O Banco de Alimentos adota o princípio de aproveitamento total. Alimentos próprios para consumo são destinados às pessoas em situação de insegurança alimentar, enquanto itens inadequados são encaminhados para alimentação animal.

Foto: Divulgação PMI
Eventos solidários
Organizadores de eventos também podem oferecer o formato de ingresso solidário – com doação de 1kg de alimento não perecível ou leite UHT na entrada e reverter a doação ao Banco de Alimentos.
Isso já acontece. A Feiraço (Feira Comercial de Produtos e Serviços), que no ano passado completou sua quarta edição, é um bom exemplo.
Somente em 2024, arrecadou uma tonelada e meia de alimentos, que foram entregues ao Banco de Alimentos Gemina Alves Linhares.
Outra doação expressiva do ano que passou foi fruto de um evento esportivo realizado em Ipatinga: a Corrida do Aço, realizada com patrocínio exclusivo da Usiminas. 3,6 toneladas de alimentos foram destinadas ao Banco de Alimentos de Ipatinga. A Corrida Sicoob Vale do Aço nas Ruas, que contou com 800 inscritos, também foi fundamental, arrecadando e doando 1 tonelada de mantimentos.
Público atendido
O Banco atende famílias em situação de insegurança alimentar encaminhadas por equipamentos públicos de Saúde (UBS’s, Policlínica, Clips – Clínica Psicossocial, CCDIP – Centro de Controle de Doenças Infectoparasitárias, SAD – Serviço de Atenção Domiciliar), Assistência Social (CREAS, CRAS, Centro Pop), escolas e Defesa Civil. Entidades cadastradas, como associações beneficentes e centros terapêuticos, também recebem suporte.
Ampliação e modernização
A administração municipal de Ipatinga já aprovou o projeto de modernização do Banco de Alimentos, visando ampliar os resultados positivos no atendimento às pessoas em situação de insegurança alimentar.
“O Banco de Alimentos é um dos pilares do combate à insegurança alimentar em nosso município. Ele não apenas garante o direito básico à alimentação para milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade, mas também promove solidariedade e sustentabilidade ao evitar o desperdício de alimentos. Nosso compromisso é fortalecer e ampliar esse trabalho essencial, firmando novas parcerias e alcançando ainda mais famílias que precisam desse suporte”, afirmou Flávio Miranda, secretário de Assistência Social de Ipatinga.
SERVIÇO
Como ajudar
Pessoas físicas e jurídicas interessadas em combater o desperdício de alimentos e apoiar pessoas em situação de insegurança alimentar podem se tornar parceiros do Banco de Alimentos.
O trabalho voluntário em atividades específicas também é bem-vindo, mediante avaliação da equipe.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail bancodealimentosipatinga@gmail.com ou pelo telefone (31) 99785-6892.
por SECOM/PMI