Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner
quarta-feira, 3 dezembro, 2025

Banco de Leite do Hospital Municipal é credenciado

O banco leva o nome de Miguel Silva Reis, bebê que ficou internado por mais de dez meses no Hospital Municipal e emocionou equipe de saúde
Banco de Leite Humano. Foto: Reprodução da Internet

Depois de meses de trabalhos intensos, adequação física, conforme determinava as normas sanitárias específicas, e de uma extensa licitação para aquisição de equipamentos e insumos específicos, agora Valadares conta com o Banco de Leite Humano Miguel Silva Reis, que vai funcionar no Hospital Municipal. É que com o apoio do Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Odete Valadares (MOV), Valadares foi credenciada e passou a integrar a Rede Brasileira de Bancos de Leite.

Isso significa assistência integral e de qualidade para as mães e os recém-nascidos mais vulneráveis do nosso município e região, bem como o reforço a uma rede de solidariedade que salva vidas, através do alimento mais completo para os bebês, que é o leite materno.

“No caso de prematuros ou bebês de baixo peso, o leite materno atua como um verdadeiro medicamento, pois reduz a mortalidade infantil, diminui o risco de infecções graves, contribui para o ganho de peso adequado e favorece o desenvolvimento neurológico dos recém-nascidos”, explicou a nutricionista e coordenadora do BLH de Valadares, Eloísa Helena Medeiros Cunha.

Além da coleta e do processamento, o Banco de Leite vai funcionar como Centro de Apoio à Amamentação, oferecendo orientação gratuita para as mães que enfrentam dificuldades no aleitamento e campanhas educativas.

“Esta entrega do Banco de Leite representa um marco humano e social para Valadares e região. É mais do que um compromisso da nossa gestão, é um gesto de cuidado, de igualdade, solidariedade e responsabilidade social”, declarou o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Cunha.

A nova estrutura vai beneficiar diretamente as crianças internadas nos 20 leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), nos 10 da Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (Ucinco) e nos 5 da Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca) do HM.

As orientações referentes a amamentação já começaram. Já os atendimentos relacionados a ordenha do leite humano para os recém-nascidos prematuros, estão sendo alinhados com a equipe primeiro para, posteriormente, serem iniciados internamente e, em seguida, abrir para a comunidade.

Homenagem a Miguel Silva Reis

O Banco de Leite leva o nome de Miguel Silva Reis, em homenagem ao bebê que nasceu com apenas 32 semanas, no Hospital Municipal, em outubro de 2020, pesando 1.970 kg e foi para a UTI Neonatal em decorrência da prematuridade e outras complicações.

Durante o período de internação de Miguel, que durou 10 meses e 20 dias, sua mãe, Camila Roberta Rosa da Silva, e o pai, Marcos Vinícius da Silva Reis, criaram laços de afeto com a equipe do hospital, ao demonstrarem força, fé e coragem. Quando a equipe começou a planejar a alta hospitalar e a família preparava a casa para recebê-lo, em agosto de 2021, Miguel sofreu uma parada cardiorrespiratória e infelizmente não resistiu.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu