Foi realizada na manhã desta sexta-feira (1º) uma blitz educativa na Praça Cinco de Novembro sobre o Agosto Lilás, mês dedicado a conscientizar sobre a prevenção a violência contra a mulher. A ação foi realizada pelo Conselho Municipal de Direitos das Mulheres (CMDM), juntamente com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, as Polícias Civil e Militar e demais integrantes da rede proteção.
A presidente do CMDM Rivania de Sousa, destacou a importância dessa conscientização.
“Estamos dando início às ações de conscientização pelo Agosto Lilás, mês dedicado a alertar a população sobre a violência contra a mulher e demonstrar que existe uma rede apoio, que existem instrumentos de proteção, para ajudar a esta mulher que sofre os vários tipos de violência. O primeiro passo é denunciar, pedir ajuda e estaremos aqui para amparar e ajudar”.
Lei Maria da Penha
A Lei nº 11.340 de 2006 é conhecida como Lei Maria da Penha e este ano completa 15 anos em vigor. Nela estão previstos cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. A mulher que sofre qualquer um destes tipos de violência pode denunciar pelo número 180 ou 190.
Em Manhuaçu existe ainda o “Chame a Frida”, um canal de atendimento à mulher que necessita dos serviços da Polícia Civil, como solicitar medidas protetivas e marcar atendimentos na Delegacia da Mulher. O número é (31) 99410-0807.
por Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu





Fotos: Divulgação Prefeitura de Manhuaçu





