Seja no volante de um carro, caminhão ou ônibus, os motoristas são os principais responsáveis por movimentar o país, transportando pessoas, alimentos, mercadorias, grãos e muitos outros produtos e insumos. E por isso, existe uma data para celebrar essa profissão: o dia do motorista, comemorado em 25 de julho em todo o país.
Dirigir pode ser um hábito para muitos, acaba passando despercebido e se torna natural no dia a dia. Porém, também existem aqueles que fazem dessa habilidade sua profissão e o sustento de suas famílias.
Os motoristas profissionais precisam lidar com inúmeras dificuldades e riscos durante suas rotinas, como o cumprimento de prazos, longas jornadas de trabalho e perigo no trânsito.
Para comemorar essa profissão, preparamos um conteúdo completo que irá tirar suas principais dúvidas: por que se comemora o dia do motorista, como essa data nasceu, além de ideias, ações e homenagens para os profissionais.
História
A história por trás do dia do motorista é bem antiga. Conta-se que São Cristóvão evangelizava pessoas enquanto servia como ponte, carregando-as de um lado a outro de um rio. E assim, a data foi escolhida e adaptada para celebrar o trabalho daqueles que passam parte do dia atrás do volante, servindo as pessoas.
Afinal, por que comemorar o dia do motorista? Você sabia que hoje no Brasil existem 74,7 milhões de condutores habilitados?
Os dados são da CNT (Confederação Nacional do Transporte), que também nos mostram que deste número, 65,2% são homens e que a faixa etária predominante é entre 31 e 40 anos (19,5 milhões).
Além disso, segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes, mais de 60% de tudo que é produzido e consumido no Brasil chega ao seu destino por rodovias. Do ponto de vista econômico, o mercado nacional de frota e frete movimenta mais de R$365 bilhões por ano.
Especificamente na categoria profissional, existem no país 945 mil motoristas de aplicativo e taxistas, 322 mil motociclistas que fazem entregas, 222 mil mototaxistas e 55 mil trabalhadores que usam outro meio de transporte para entregar produtos. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Sendo assim, comemorar o dia do motorista é de extrema importância, sobretudo pelo fato do giro de economia que o transporte rodoviário proporciona, como vimos nos dados acima.
A profissão é importantíssima para escoar a produção de todos os setores, desde o alimentício até o de produtos eletrônicos. Afinal, tudo que chega à sua mesa ou ao seu lar certamente viajou pelas vias do país.
Também é importante ressaltar que o dia do motorista não deve ser apenas para homenagear esses profissionais, mas também para relembrar questões de respeito, segurança e valorização.






