A Câmara Municipal de Governador Valadares acaba de dar mais um passo importante em sua política de modernização e transparência institucional: agora, a Casa faz parte oficialmente da Rede Mineira de Ouvidorias Públicas (Rede Ouvir), iniciativa que reúne órgãos públicos comprometidos com a escuta ativa da população, o controle social e o aperfeiçoamento da gestão pública. A adesão foi celebrada esse mês de julho.
Na última terça-feira, 8 de julho, a cidade de Belo Horizonte sediou mais uma edição da Ouvidoria Itinerante, promovida pela Rede Mineira de Ouvidorias (Rede Ouvir – MG). A Reunião Técnica aconteceu no Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, reunindo ouvidores de diversas instituições públicas do estado.
A Câmara Municipal de Governador Valadares esteve representada no encontro pelo Contador Adeildo Costa, reforçando seu compromisso com a transparência, a escuta ativa e a melhoria contínua dos serviços prestados à população valadarense.
O evento teve como objetivo fortalecer o diálogo entre as ouvidorias públicas e ampliar o acesso da população aos canais de escuta e participação cidadã. Durante a programação, foram discutidas pautas administrativas e promovida a integração entre os órgãos participantes.
Rede Ouvir
Com a integração à rede, a Ouvidoria da Câmara passa a ter acesso a uma série de ferramentas e metodologias que ajudam na organização das manifestações recebidas, além de capacitação técnica e troca de boas práticas com outras ouvidorias mineiras.
Segundo o presidente da Câmara, vereador Alê Ferraz, a iniciativa reforça o compromisso da atual Mesa Diretora com uma gestão mais participativa e transparente:
“A Rede Ouvir nos conecta a uma política pública de escuta qualificada e nos permite evoluir institucionalmente. É mais uma ação que aproxima a Câmara do cidadão e fortalece nossa responsabilidade com a transparência e o bom uso dos recursos públicos.”
A Ouvidoria é o canal direto entre a população e o Legislativo, permitindo que qualquer cidadão registre sugestões, reclamações, elogios, denúncias ou solicitações. Com a adesão à Rede Ouvir, a expectativa é ampliar ainda mais a escuta ativa e a resposta às demandas da comunidade.





