O programa de regularização fundiária “Morar Legal” chegou com tudo em Cordeiro de Minas, marcando um novo capítulo na história daquela comunidade. Serão mais de 500 lotes legalizados no distrito, situado a 53 quilômetros da sede de Caratinga e a 26 de Ipatinga, em uma iniciativa que une cidadania e melhorias de infraestrutura.
A apresentação do programa aconteceu na noite de quarta-feira (24), no pátio da Escola Municipal Professora Conceição Martins da Silva, reunindo aproximadamente 400 moradores. O prefeito Dr. Giovanni Corrêa destacou que a ação garantirá segurança jurídica às famílias, além de melhorias na infraestrutura e no saneamento básico do distrito.
Com ocupação desde a década de 1920 e sem a devida formalização fundiária, Cordeiro de Minas inicia agora um processo de transformação. Nas palavras do prefeito de Caratinga: “Vamos regularizar e proteger o patrimônio de mais de 500 famílias. Além de garantir dignidade e segurança aos proprietários de imóveis, estamos investindo na melhoria da qualidade de vida da população.”
CADASTRO SOCIAL – O entusiasmo da reunião se refletiu já no dia seguinte. Na quinta-feira (25), teve início o cadastro social das famílias que serão beneficiadas com as escrituras. Até a tarde de sexta-feira (26), mais de 100 famílias já haviam sido cadastradas e encaminhado a documentação para elaboração do processo a ser protocolado no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Caratinga.
Desde quinta-feira (25), a equipe da Versaurb – empresa contratada por licitação para regularizar mais de 11 mil lotes em Caratinga (bairros e distritos) – está realizando o cadastro das famílias para envio ao Cartório. Para garantir a participação de todos, foi organizado um plantão especial no último sábado (27), das 9h às 16h. Os trabalhos foram retomados nesta segunda-feira (29).
por Prefeitura de Caratinga