O casal Adael Dornelas e Leonira de Oliveira Dornelas, residentes na comunidade Laranjeiras, zona rural de Resplendor, alcançou resultados notáveis após participar de um curso de inseminação artificial oferecido pelo Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Resplendor.
O casal, que já havia concluído o curso de Cria e Recria de Bezerros, pré-requisito para o curso de inseminação, atribui o sucesso ao treinamento e ao apoio recebido durante o processo.
Segundo o instrutor Cristóvão Fernando de Souza, o curso inicial de cria e recria de bezerros é fundamental para que os produtores dominem todos os cuidados essenciais com as bezerras e vacas gestantes antes de iniciarem o processo de inseminação.
“Durante essa primeira etapa, os participantes aprenderam sobre a importância de cuidados com vacas em pré-parto, procedimentos com bezerros recém-nascidos, incluindo o fornecimento de colostro e a cura do umbigo, e outras práticas necessárias para um desenvolvimento saudável dos animais”, explica.
Já no curso de inseminação artificial, o foco foi nos benefícios da técnica, no manejo do botijão de sêmen, na identificação do cio e na preparação do aplicador.
Segundo Adael, o treinamento foi decisivo: “Graças ao Senar, aprendi a fazer todo o processo, e nas primeiras inseminações que realizei tivemos 24 bezerros, sendo 22 fêmeas e dois machos, com sêmen convencional, não sexado”, destacou.
Leonira também celebrou os resultados, e fez questão de agradecer o Sistema Faemg Senar por meio do instrutor, que ministrou o curso.
“Compramos o botijão, adquirimos sêmen e hoje é só sucesso. As pessoas nos procuram para saber como fizemos para ter tantos resultados positivos. Nosso agradecimento ao Sistema Faemg Senar e ao professor Cristóvão pelo aprendizado,” afirmou.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Resplendor, Lucio Flávio Morgado, destacou a importância do curso para o desenvolvimento da produção local e elogiou o empenho do casal.
“O sucesso do Adael e da Leonira demonstra o impacto real que as capacitações do Sistema Faemg Senar têm para os produtores da nossa região. É gratificante ver o conhecimento sendo colocado em prática e trazendo resultados tão positivos. Nosso objetivo é continuar promovendo esses treinamentos para que mais famílias possam melhorar suas produções e a qualidade de vida no campo”.
Agora, com uma remessa saudável de bezerras, o casal segue otimista sobre o futuro, reforçando o impacto positivo do treinamento oferecido pelo Sistema Faemg Senar e o apoio contínuo ao desenvolvimento da produção leiteira na região de Resplendor.


O casal Adael (acima) e Leonira (abaixo) alcançou resultados notáveis após participar de um curso de inseminação artificial oferecido pelo Sistema Faemg Senar. Fotos: Divulgação/Sistema Faemg Senar