Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Cerimônia de conclusão de curso de ACS e ACE acontece nesta segunda-feira (13)

Ao todo, são 65 profissionais, sendo 23 Agentes de Combate às Endemias e 42 Agentes Comunitários de Saúde
Teatro Atiaia. Foto: Divulgação
sexta-feira, 10 outubro, 2025

Talvez você já tenha ouvido falar em Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e em Agentes de Combate às Endemias (ACE), mas você sabe o que cada um deles faz? Enquanto os primeiros são responsáveis por realizar visitas domiciliares às famílias, acompanhando idosos, hipertensos, diabéticos, acamados, pacientes com tuberculose, hanseníase, gestantes, bebês, bem como cadastrar novos usuários e atualizar esses dados, dentre outras atividades; cabe aos segundos orientarem, vistoriarem os imóveis e aplicarem larvicida onde são encontrados focos ou criadouros do Aedes aegypti, prevenindo, assim, as arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

Em outras palavras, eles são verdadeiros heróis, que enfrentam os desafios diários para garantir que a população receba uma assistência à saúde, de qualidade e com excelência.

A fim de valorizar, reconhecer todo o esforço, dedicação e trajetória desses profissionais, que desempenham um papel estratégico nas unidades de saúde e nas ações de vigilância em saúde, sendo elo entre a comunidade e a Atenção Primária à Saúde, a Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove nesta segunda-feira (13), a cerimônia em comemoração à conclusão do Curso Técnico de ACS e ACE.

Formação essa promovida pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do “Programa Mais Saúde com Agente”, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – que teve duração de 10 meses e carga horária de 1.275 horas, divididas em atividades online e presencial. A formatura será para 65 profissionais, sendo 23 ACE e 42 ACS, às 17h, no Teatro Atiaia (rua Marechal Floriano, 513, centro).

“Mais Saúde com Agente”

O Programa foi criado visando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de uma ação inédita que gera impactos positivos nos indicadores de saúde e na qualidade de vida da população.

Jornalista: Michelle Janaina

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu