“Essas doações são muito importantes por nos apoiar nas refeições diárias de homens e mulheres acolhidos, com alimentos de ótima qualidade”. A afirmação de Thiago, representante da instituição Missão Vida, é máxima também para Carlos da Associação de Acolhimento aos Dependentes Químicos e Familiares (ADQF). Os dois receberam nesta quinta-feira (3) diversos alimentos que haviam sido apreendidos em uma ação conjunta da Polícia Civil e Vigilância Sanitária, e que não possuíam nota fiscal. As mercadorias foram doadas ao Banco de Alimentos Nízia Araújo Vieira Almeida da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA) que distribuiu às instituições filantrópicas.
Foram doados 75 quilos de leite em pó, 4 quilos de azeitona, 500 gramas de granulado, 500 gramas de café, 4,5 litros de molho barbecue, 2,4 litros de molho de pimenta, 138 quilos de carnes variadas e hortaliças.
O diretor de Abastecimento da SEMA, Josimar Correia, informou que os produtos perecíveis estão prontos para o consumo, tendo sido rigorosamente avaliados pela nutricionista do Banco de Alimentos quanto à validade, segundo parâmetros sanitários e nutricionais, e a condição da carne apreendida foi avaliada pelo médico veterinário do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável do Médio Rio Doce (Cimdoce).
Josimar Correia destacou que o Banco de Alimentos é uma ferramenta pública de combate à insegurança alimentar que atende a 32 instituições filantrópicas cadastradas na cidadeb. “Atualmente já alcançamos 3,8 mil pessoas”, disse. O programa atua na captação, recepção e distribuição gratuita de alimentos doados por empresas, instituições públicas, privadas ou pessoas físicas. As doações podem ser feitas diretamente na sede do Banco de Alimentos, localizado na avenida Luiz Gonçalves Lessa, 12, Vila Isa. Ou o contato pode ser feito pelo telefone (33) 3275-0492, que a equipe do Banco de Alimentos recolhe no local.
Implantado e gerenciado pela Prefeitura de Valadares, por meio da SEMA, o Banco de Alimentos de Valadares é um dos destaques em Minas Gerais, estando entre os cinco maiores do estado. Sendo que, atualmente Minas possui 36 bancos de alimentos públicos.
O resultado do trabalho comprometido com a promoção da redução do desperdício de alimentos e o acesso de grupos em vulnerabilidade à alimentação adequada renderam ao município um convite para participação no mês de maio deste ano do Seminário Alianças para a Segurança Alimentar: Intercâmbio Chile-Brasil, na cidade de Cerro Navia, no Chile. O Banco de Alimentos de Valadares foi um dos cases de sucesso do evento.
Jornalista: Hélida Patrícia Palmeiras
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social