O Festival de Gastronomia Abrasel está chegando à reta final e, este ano, promete surpreender não apenas pelo sabor dos pratos, mas pela forma como estão sendo avaliados. Pela primeira vez, os estabelecimentos participantes não sabem o dia da visita dos jurados. A iniciativa, inédita na história do festival, transforma cada serviço em uma verdadeira performance espontânea e eleva o nível da competição.
Por trás dessa mudança está o renomado chef Esteban Gerardo López Monge, detentor do prestigiado Gran Diplome em Gastronomia e Artes Culinárias pela Le Cordon Bleu, em Lima, Peru. Foi ele quem elaborou as rubricas de avaliação que serão utilizadas pelos jurados. Cada categoria terá critérios específicos, pensados para valorizar a diversidade e a originalidade dos pratos.
Para o presidente da Associação, Fred Paixão, a cada edição, o Festival Abrasel se fortalece e ganha mais relevância.
“Temos percebido um crescimento notável no nível dos pratos apresentados, na criatividade dos empreendedores e na expectativa do público”. Segundo Fred, contar com um corpo técnico formado por chefs e nutricionistas altamente qualificados, que realizam as avaliações com total isonomia, é uma forma de garantir que o reconhecimento seja justo e que os participantes recebam um retorno construtivo.
De acordo com Chef Monge, “a adoção desse método representa um avanço significativo, ao transformar o processo de julgamento para quantitativo/qualitativo. Essa mudança traz padronização dos critérios. Além disso, permite que os jurados ofereçam feedback das análises, uma vez que os participantes terão acesso à sua avaliação após o evento, promovendo o crescimento profissional e valorizando a experiência para todos os participantes. As rubricas também geram dados estruturados que facilitam análises comparativas e estatísticas, contribuindo para evolução contínua do festival.” Completou Chef Monge.
Conheça os Jurados Técnicos que dedicam o tempo e a experiência voluntariamente para o festival
Chef Esteban Gerardo López Monge, responsável pela rubrica de avaliação do Festival, é detentor do Gran Diplome em Gastronomia e Artes Culinárias pela Le Cordon Bleu, em Lima, Peru. Possui também Diploma de Estudos Avançados pela Universidad Nacional de Educación a Distância, em Madrid, Espanha, além de mestrado em Filosofia Hispânica pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas. Comunicador por formação, atua como consultor gastronômico.
Chef Rodrigo Di Stani, é presidente da Abrasel Vale do Aço, formado em gastronomia pela Scuola di Cucina II Gambero Rosso em Roma na Itália, pós-graduado em Gestão de Gastronomia pela Estácio de Sá, consultor em gastronomia e membro da Federazione Italiana Cuochi – Delegazione Brasile. Chef Tulio Montenegro: Conselheiro da Abrasel Minas Gerais há mais de 24 anos. Atuou como cozinheiro por 15 anos nos Estados Unidos, trabalhando com mais de oito etnias. É proprietário do “Tulio International Butikim” em BH e atua como consultor gastronômico.
Chef Rusty Marcellini: comentarista de gastronomia da CBN. É autor de livros de gastronomia, realizador de documentários, já foi comentarista do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da TV Globo. Um dos jurados do reality Cozinheiros em Ação do canal GNT e apresentador do “Trilhas do Sabor”, na Rede Minas.
Chef Thomás Arthuso: é chef pizzaiolo e sócio fundador da “Quintal 333”. Sua pizzaria foi reconhecida pelo Guia Mundial 50 Top Pizza por dois anos consecutivos como uma das melhores da América Latina, ocupando a 30ª posição em 2024 e a 26ª em 2025, sendo a única de Minas Gerais no ranking.
Chef Pedro Henrique Damásio: formado como Chef de Cozinha Internacional e Pâtissier, e Bacharel em Gastronomia pela UNIVALI, Universidade do Vale do Itajaí. Realizou diversos cursos na renomada Le Cordon Bleu, Paris e Rio de Janeiro. Hoje aplica sua experiência na sua confeitaria “Gutê” no bairro Ilha dos Araújos.
Doutora Eloísa Medeiros: é nutricionista, doutora em Bioquímica e Biologia Molecular pela UFJF-GV e mestre em Nutrição e Saúde pela UFMG. Com experiência internacional em instituições como o CDC (EUA) e Emory University, atua como docente na Univale e nutricionista do Banco de Leite do Hospital Municipal.
Chef Hector’s Oliveira: é instrutor de formação profissional do Senac MG em Governador Valadares. Administrador e tecnólogo em gastronomia, é também sommelier WEST Nível 2. Sua experiência inclui panificação, confeitaria, pizzas e massas italianas artesanais.
Chef Lucas Costa: especializado em churrasco, defumação, hamburgueria e cozinha de alta performance. CEO da Sam Wilson Alimentos, referência em carnes defumadas para food service, atuou em restaurantes de diferentes especialidades desenvolvendo cardápios, padronizando processos e treinando equipes.
Chef Kau Eduardo: é formado em Gastronomia pela Faculdade Novo Milênio e em Nutrição pela Universidade de Vila Velha (UVV). Com mais de 20 anos de trajetória, atua como chef e nutricionista em restaurantes de cozinha contemporânea, self-services, pizzarias e empreendimentos voltados à gastronomia orgânica e funcional.
Chef Henrique Vieira: Desde 2019 trocou as salas de aula pela cozinha. Atuou em restaurantes de Belo Horizonte e Valadares, tendo contato com grandes referências da gastronomia mineira como Leonardo Paixão, Caio Soter e Cristóvão Larussa. Atualmente é chef e fundador da marca de drinks engarrafados “Divino”.
Chef Bruna Matos: tecnóloga em Gastronomia com especialização em culinária mineira. Proprietária do “Raspas de Limão Culinária Caseira”, sua atuação na culinária afetiva lhe rendeu o título de campeã do Prêmio Abrachefs Rio 2025 na categoria Culinária Afetiva.
Doutora Angélica Cotta: nutricionista, formada pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestre e doutora pela UFMG. Compartilha seus conhecimentos como professora nas disciplinas de planejamento de cardápios e gastronomia no curso de Nutrição na UFJF-GV.
Chef Norberto Sodré: formado pela escola Senac MG de Gastronomia Técnica em Belo Horizonte. Com 15 anos de experiência, atua como chef de cozinha em seu buffet, criando pratos elaborados e experiências gastronômicas memoráveis para seus clientes.
Chef Roberth Venâncio: formado em Gastronomia pela Anhanguera e se destaca por sua atuação versátil e autoral. Fundador do “Bros’S Burguer”, também atua como personal chef.
Doutor Leandro de Morais: nutricionista pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) com mestrado e doutorado em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor e pesquisador na área de Alimentos e Nutrição na UFJF campus Valadares.
Festa de Encerramento
Os amantes da boa gastronomia ainda têm tempo para se deliciar com os pratos exclusivos criados especialmente para o Festival Abrasel. Até o dia 06 de setembro, os estabelecimentos participantes seguem oferecendo suas criações ao público, com preços promocionais. E para encerrar essa edição memorável, o festival termina em grande estilo com uma festa aberta ao público nos dias 05 e 06 de setembro. O evento contará com shows musicais, praça de alimentação e o tão aguardado anúncio dos vencedores de cada categoria.
A festa final acontecerá no Arena Eventos e tem entrada franca, basta doar 1kg de alimento não perecível, que será destinado às instituições do município. Uma oportunidade imperdível de celebrar a gastronomia, a cultura e a solidariedade em um só lugar.

Prato concorrente do Festival Abrasel. Foto: Divulgação Abrasel

O melhor da gastronomia no Festival Abrasel. Foto: Divulgação Abrasel