O presidente eleito da Associação do Mercado Municipal, empresário Willian Andrade Silva, se surpreendeu ao vencer as eleições, ocorridas no último dia 11/09/2023. E a surpresa deve-se à vivência, experiência e conhecimento do adversário da chapa 1, Maurílio Fernandes (Mercadão da Carne e Açougue da Esquina)/Frederico Falci (Lana Modas). A chapa 2, composta por Willian Andrade (do Kit Legumes e Frutas) e Marcone Boy (Relojoaria Seiko) obteve 68 votos, contra 42 para a chapa 1, num total de 110 lojistas que votaram.
A partir de agora, de acordo com o atual presidente, será arregaçar as mangas da camisa e trabalhar a favor de todos os lojistas. E uma das primeiras ações será dar sequência à parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que já estava sendo firmada com o então presidente, Wirlen Portela. Essa parceria oferecerá todo suporte de logística, apoio institucional, além da elaboração de um projeto de revitalização do Mercado Municipal. “Ainda estamos conversando e vai dar tudo certo, porque é um projeto muito grande”, afirmou o novo presidente da Associação.
Parceria com o Sicoob
Além desse projeto, tem ainda a parceria com o banco Sicoob, que vai entrar com financiamentos para a Associação. Outra luta será a favor do tão sonhado estacionamento do Mercado. “E um projeto muito desejado por todos e nós iremos lutar para isso”, comentou.
Mas é a parceria com a Prefeitura que o atual presidente enfatizou que precisa ser consolidada e de forma respeitosa e séria.
“Aqui somos uma potência econômica, social e cultural. Soma-se a isso a geração de emprego e renda para Governador Valadares. É essa importância do Mercado para a cidade que todos, desde os lojistas, entidades de classe e os nossos políticos precisam entender, mas muitos ainda não despertaram para essa “galinha dos ovos de ouro”, que é o Mercado. Basta, né”? Questionou.
Gerando empregos
O Mercado conta com 203 lojistas, dos quais, atualmente, apenas 152 estão em plena atividade. Somam-se a ele, algo em torno de 500 funcionários. “Somos um dos maiores geradores de emprego na cidade”, analisou. Além disso, ele fez questão de lembrar das empresas instaladas no entorno do Mercado, em função do grande número de pessoas que circulam por lá.
“Por aqui nós temos dois grandes supermercados, farmácias, padarias, casas lotéricas, lojas pecuárias e uma infinidade de outras empresas de pequeno porte, tudo em função do Mercado”. Por isso, segundo ele, os aluguéis próximos ao Mercado são muito valorizado”, fez questão de frisar.
Referência comercial
Mas o principal objetivo é transformar o Mercado em referência comercial de Valadares. “Depois que chegaram o shopping, minishoppings, lojas, feiras de roupas, o Mercado foi sendo deixado de lado, desvalorizado e até mesmo esquecido pelas nossas autoridades. Mas agora está na hora de retomarmos. A nossa intenção a partir de agora é conscientizar, principalmente os nossos lojistas, da importância e grandiosidade que é o Mercado, já que tivermos três grandes nomes que contribuíram para isso, que são o advogado Jorge Jermani, a empresária Baiana e por último agora, o Wirlen Portela, a quem eu substituo”, disse.
“O Mercado precisa ser honrado por todos, da forma que ele precisa e merece, pela sua importância em todos os aspectos, não só na geração de emprego e renda para Valadares, mas também pela história de sua brava gente, que ao longo dos anos conseguiu erguer um grande patrimônio que é o símbolo da cidade. Por isso, precisamos devolver a dignidade ao Mercado”, concluiu.
A posse da nova diretoria do Mercado está prevista para acontecer na primeira quinzena do mês de novembro.