A manhã de ontem (19/9) foi marcada pelo anúncio de obras da Vale, que assumiu o compromisso de realizar investimentos em municípios por onde passa a linha férrea, como é o caso de Governador Valadares. E nesta sexta-feira (22/9), começam os serviços de topografia e sondagem no Mergulhão da Avenida Minas Gerais, o que exigirá a interdição total do local. A interdição se faz necessária diante da presença das equipes e maquinário para a realização do serviço, visando maior agilidade na execução dos trabalhos e a segurança viária.
A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o dia 8 de outubro e, até lá, o Mergulhão permanecerá interditado.
Portanto, o trânsito dessa região será diretamente impactado e a recomendação é que os condutores adotem rotas alternativas durante esse período. Os usuários do transporte coletivo urbano também devem ficar atentos às mudanças nos itinerários dos ônibus durante a interdição:
Linhas 09A, 09B, 09C - sentido Centro/ Bairro (atendem a região dos bairros Santa Helena e Belvedere): Os ônibus praticam o itinerário normal até a Rua Francisco Sales, seguindo à direita pela Rua Sete de Setembro até chegarem à Rua Eduardo Carlos Pereira. Fazem a conversão à esquerda na rotatória, seguindo pela Avenida Presidente Tancredo Neves até a esquina com a Rua Juiz de Fora. A partir dali os ônibus seguem o itinerário normal da linha.
Linhas 17, 27, 31A, 31B, 31C - sentido Centro/Bairro (atendem a região dos bairros Esperança, Morada do Vale, Grã-Duquesa, Vale Verde, Cidade Nova e IFMG): Os ônibus praticam o itinerário normal até a Rua Francisco Sales, seguindo à direita pela Rua Sete de Setembro até chegarem à Rua Eduardo Carlos Pereira. Fazem a conversão à esquerda na rotatória, seguindo pela Avenida Presidente Tancredo Neves até a esquina com a Rua Juiz de Fora. A partir dali os ônibus viram à esquerda na Rua Arthur Foratini, seguindo até a Avenida Minas Gerais, para então adotarem o itinerário normal da linha.
Linha 13A, 13B - Itinerário normal até a Rua Francisco Sales, seguindo a direita na Rua Sete de Setembro até a Rua Eduardo Carlos Pereira, conversão a esquerda na Rotatória seguindo pela Av. Presidente Tancredo Neves até a esquina com a Rua Juiz de Fora convergindo a esquerda na Rua Arthur Foratini seguindo até a Avenida Minas Gerais, rotatória da Praça Waldinelly seguindo até a esquina da Rua Tarumirim, conversão à esquerda e segue na pista de mão dupla da Avenida Minas Gerais, conversão a esquerda seguindo pela Rua Antoniete Fernandes, Rua Cacique, Rua dos Tupinambás e a partir daí segue o itinerário normal da linha.
Linhas 09A, 09B, 09C - sentido Bairro/Centro (atendem a região dos bairros Santa Helena e Belvedere); Linhas 17, 27, 31A, 31B, 31C - sentido Bairro/Centro (atendem a região dos bairros Esperança, Morada do Vale, Grã-Duquesa, Vale Verde); Linhas 13A, 13B sentido Bairro/Centro (região bairro Carapina): Os ônibus praticam o itinerário normal até a Avenida Minas Gerais esquina com Rua Tarumirim, onde fazem a conversão à esquerda e seguem pela Avenida Minas Gerais. Dali, convergem à esquerda, seguindo pela Rua Antoniete Fernandes, Rua Cacique e Rua dos Tupinambás. Dali, viram à direita na Avenida Presidente Tancredo Neves, depois à direita na Rua Sete de Setembro, seguindo até a Rua Arthur Bernardes. A partir dali adotam o itinerário normal da linha.
Ressalta-se que, durante o período de interdição do Mergulhão, o trecho da Avenida Minas Gerais compreendido entre as ruas Tarumirim e Antoniete Fernandes funcionará em sentido duplo. Além disso, vale lembrar que os horários e itinerários das linhas de ônibus também estarão disponíveis no aplicativo GV Bus da MOBI, concessionária responsável pelo transporte coletivo urbano em Valadares.
Entenda melhor as obras do viaduto do Mergulhão
O Mergulhão da Avenida Minas Gerais dará lugar à construção de um viaduto. A estrutura contará com 165 m de extensão, 6,90 metros de altura, além de quatro pistas - sendo duas pistas em cada sentido, o que possibilitará a ligação das ruas Tupã e Antônio José de Almeida, no Centro. Já a parte inferior do viaduto será destinada à circulação de pedestres e ciclistas. A previsão é que as obras tenham início no primeiro semestre de 2024, no entanto, a empresa já necessita realizar o levantamento topográfico e sondagem para a futura execução da obra.
O levantamento topográfico é a representação gráfica dos pontos geográficos importantes de um terreno, representando a localização de árvores ou outros elementos existentes no terreno e mostrando, através de uma planta ou mapa, a descrição da superfície do terreno, com as medidas das divisas, distâncias e inclinações.
A sondagem consiste no reconhecimento e caracterização do terreno, cujas informações auxiliam no desenvolvimento da obra. É um procedimento técnico que funciona como um raio-x, fornecendo as características internas do terreno, como a espessura das camadas que o compõe, sua resistência e a provável localização do lençol freático.