Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Prefeitura e Governo Estadual lançam em Valadares Projeto Trajeto Moda

O projeto tem o objetivo de transformar a vida das mulheres atendidas, assegurando a elas as condições necessárias para o exercício da autonomia e a geração de renda
O lançamento do projeto aconteceu na manhã de hoje (18), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Central, localizado no centro da cidade. Foto: Divulgação Secom PMGV. Créditos: Leonardo Morais
quarta-feira, 18 outubro, 2023

Agora Valadares é um dos 24 municípios abrangidos pelo projeto Trajeto Moda. O lançamento do projeto aconteceu na manhã de hoje (18), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Central, localizado no centro da cidade. O Trajeto Moda, que está na fase de interiorização no estado de Minas Gerais, tem como objetivo mudar a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social, como as que se encontram em situação de violência doméstica, mães solos ou as que vivem em insegurança alimentar, possibilitando que alcancem a independência financeira, ao oferecer capacitação que abrange aulas de costura, cidadania, inteligência emocional, empreendedorismo, produto, mercado físico e digital, liderança, cooperativismo, educação financeira e apoio psicológico durante toda a execução do projeto.

Em Valadares, 11 mulheres selecionadas pelas seis unidades dos CRAS - equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), participarão do projeto. A capacitação profissional será ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar-MG) e terá carga horária de 160 horas. O curso conta com aulas de técnicas de costura, acabamento para montagem de peças de roupa, classificação de tecidos, função e técnica das máquinas de costura reta e overloque, técnicas básicas de costura manual e noções de acabamento e aviamento.

Moradora do bairro Vila Rica, Nilza Pereira, de 59 anos, expressou sua emoção ao participar do curso. “Essa capacitação vem elevando a minha autoestima de uma forma que vocês nem imaginam. Eu estava igual a uma florzinha murcha e agora, com essa oportunidade, estou feliz demais. É só gratidão”.

Quem também se beneficiou com o curso foi Ceni Madalena da Costa, moradora do bairro Vitória. Aos 44 anos e com três filhos para cuidar, ela encara a capacitação com uma oportunidade de mudar de vida. “A minha família sempre me incentivou na costura. Quando criança, a gente fazia roupa para as bonecas. Essa é a primeira capacitação que faço na minha vida e estou muito animada. Quando finalizar, quero encontrar um trabalho e melhorar a vida da minha família”.

A secretária municipal de Assistência Social, Adjani Santos Botelho Alvarenga, trouxe mais detalhes sobre o curso e ressaltou a importância dele para as mulheres beneficiadas. “Esse projeto é resultado de uma parceria com o governo do Estado, que, inclusive, doou as 12 máquinas de costuras que serão utilizadas no curso. As mulheres foram escolhidas levando-se em conta a situação de vulnerabilidade e o curso em si não trabalha apenas a prática da costura, mas também o empreendedorismo, ensina a pessoa a lidar com a receita e com a despesa, também envolve a questão do marketing para conseguir fazer a venda dos produtos que ela confeccionar. Então, é um projeto completo”.

A Diretora Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) - Governador Valadares, Angelita Dolores Basilato Mazega, ressaltou a importância de projetos como esse para a região. “O Trajeto Moda veio para complementar a política de assistência social, com o objetivo de trabalhar, de uma forma mais efetiva e eficaz, a questão da geração de renda vinculada às mulheres vítimas de violência, principalmente aquelas mais vulneráveis, tanto economicamente como socialmente. E, neste sentido, Governador Valadares teve o privilégio de implementar esse projeto, que não envolve apenas a distribuição de máquinas e o ensino de corte e costura, mas também todo um processo empreendedor para que essa mulher tenha autonomia e possa alcançar o mercado de trabalho”.

A primeira dama de Governador Valadares, Andréa Merlo, esteve no evento representando o prefeito André e ressaltou a importância de as mulheres beneficiadas persistirem no curso, mesmo em meio as lutas diárias. “Ninguém faz nada sozinho, por isso destaco a importância de todos esses parceiros aqui presentes. Peço a vocês, mulheres, que não desistam na primeira dificuldade, até porque todo mundo aqui tem uma luta, e acho que vocês têm que ser exemplo para os seus filhos, para verem a capacidade de vocês e onde vocês conseguiram chegar. Eles poderão olhar para vocês e ver que vocês lutaram. Então, sigam em frente! ”.

Trajeto Moda

Idealizado em 2020, o Trajeto Moda iniciou os trabalhos em 2021, em um projeto-piloto realizado em Belo Horizonte. A ação obteve bons resultados e ganhou um plano de expansão para outros municípios do Estado.

Até o momento, cerca de 300 mulheres já usufruem do programa em todo o Estado e a previsão é que, até 2024, esse número salte para 500, chegando a 35 municípios mineiros.

O projeto propõe ações contínuas para desenvolver autonomia, cidadania e independência financeira a esse grupo de pessoas.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu