Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Prefeitura já realizou mais de 80 ações em educação no trânsito só neste ano

Os trabalhos de educação para o trânsito acontecem ao longo de todo o ano e fazem parte da rotina dos agentes de trânsito do município
Em Governador Valadares, o trabalho de educação no trânsito é levado a sério. Foto: Divulgação PMGV
terça-feira, 8 julho, 2025

Em Governador Valadares, o trabalho de educação no trânsito é levado a sério. Afinal, nada melhor do que a conscientização para chamar a atenção de todos para o que realmente importa: a proteção à vida.

Além de garantir segurança, fluidez e uma convivência harmônica entre os usuários da via, esse trabalho é fundamental para a redução de acidentes e mortes, formação de cidadãos conscientes, gerando um impacto positivo na mobilidade urbana.

Para além disso, o trabalho de educação no trânsito também reflete na redução dos custos públicos, visto que, a redução no número de acidentes significa menos gastos com saúde pública, atendimentos de emergência e manutenção de vias, por exemplo, sem contar que promove uma cultura de respeito, empatia e paciência, em meio a intolerância no dia a dia urbano.

Na Prefeitura, esse trabalho é realizado pelos agentes de trânsito municipais.

Só para se ter uma ideia, de janeiro a julho deste ano, o Departamento de Transportes, Trânsito e Sistema Viário (DTTSV) da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), por meio dos agentes, já realizou 88 ações voltadas para a educação no trânsito em escolas, empresas e instituições da cidade como palestras educativas, transitolândia, blitzen educativas, ações de conscientização do Maio Amarelo, além do Projeto Bom Passeio.

O Bom Passeio consiste em um tour pedagógico pela cidade, realizado pela Prefeitura em parceria com a Mobi, em que crianças são estimuladas a aguçar o interesse pela história local e a preservar os patrimônios históricos e culturais, além de receberem orientações sobre o trânsito.

O diretor do DTTSV, Messias Rocha, reitera a importância desse trabalho para a cidade.

“Um dos pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) é a educação para o trânsito, que tem por objetivo, ao final do período de 10 anos, reduzir, no mínimo, à metade o índice nacional de mortes por grupo de veículos e por grupo de habitantes no Brasil. Valadares está alinhada com esse plano, atuando, juntamente com diversos parceiros por um trânsito mais seguro. Educar desde cedo sobre o trânsito ajuda a formar cidadãos mais responsáveis e solidários, e que compreendem seu papel nas ruas”, ressaltou.

Empresas, escolas e instituições que queiram receber orientações e palestras dos agentes de trânsito podem fazer uma solicitação, por meio de ofício, à SMOSU, localizada na Av. Santos Dumont, 1246, Lourdes.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu