Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Sábado (23/9) será o Dia D de vacinação antirrábica em Valadares

O Dia D da vacinação de cães e gatos é uma promoção da Prefeitura de Valadares, no sábado (23/9), das 8 às 17 horas, em 60 pontos estratégicos da cidade
Devem receber a dose da vacina os cães e gatos com mais de três meses de vida, saudáveis, sem apresentar vômitos, diarreia e emagrecimento. Foto: Reprodução da Internet
segunda-feira, 11 setembro, 2023

Prezando pela saúde dos animais e também dos cidadãos, já que a raiva pode contaminar também seres humanos e costuma ser fatal em quase 100% dos casos, a Prefeitura de Valadares, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove o Dia D de vacinação antirrábica na área urbana do município.

A ação será realizada no sábado (23), das 8 às 17 horas, em 60 pontos estratégicos mapeados para contemplar os quatro cantos da cidade. A estimativa é imunizar cerca de 15 mil animais, dentre cães e gatos.

Devem receber a dose da vacina os cães e gatos com mais de três meses de vida e que estejam saudáveis, sem apresentar vômitos, diarreia e emagrecimento. As fêmeas no cio e lactantes (que estão amamentando) poderão ser vacinadas, já as prenhas não poderão ser vacinadas.

A equipe do CCZ realiza ações de orientação, bloqueio de foco e monitoramento do vírus da raiva em toda Valadares, além da vacinação anualmente seja em pontos estratégicos ou no próprio CCZ.

No entanto, é preciso que a população faça sua parte; levando seu animal para se proteger contra a doença. No ano passado, por exemplo, Valadares registrou um caso de raiva em um bovino na cidade, por isso foi feito o trabalho de bloqueio de foco na região da Ibituruna, por meio da vacinação de cães e gatos, como forma de prevenir novos casos da doença. Lembrando que o CCZ vacina apenas cães e gatos. E que a vacinação de bovinos é obrigatória e de responsabilidade do produtor rural.

Além disso, os pets devem ser conduzidos com coleira, guia e acompanhados por um adulto capaz de controla-los durante a vacinação. Já os gatos devem estar em caixa de transporte.

Segundo a Prefeitura, quem tem um melhor amigo de quatro patas sabe o quanto é importante oferecer-lhe amor e cuidados, seja através de ração de qualidade, água fresca, carinho, passeios, afeto e vacinação em dia.

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu