Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

CMI promove audiência para debater criação de Centro de Referência Abrigo Seguro para mulheres vítimas de violência

Proposta do debate é do vereador Pastor Fernando Castro
A iniciativa visa promover medidas urgentes para enfrentar os altos índices de violência doméstica registrados em Ipatinga. Foto: Divulgação CMI
terça-feira, 15 julho, 2025

Na próxima quinta-feira, dia 17, a Câmara Municipal de Ipatinga realizará a audiência pública “Abrigo Seguro: Proteção e Dignidade para Mulheres em Situação de Violência”, proposta pelo vereador Pastor Fernando Castro. O evento, que acontecerá a partir das 18h30 no plenário da Casa, tem como objetivo discutir a criação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e de um Abrigo Seguro no município. A iniciativa visa promover medidas urgentes para enfrentar os altos índices de violência doméstica registrados em Ipatinga.

Dados do 12º Departamento de Polícia revelam que, apenas em 2023, a cidade registrou 13,7 casos de violência doméstica para cada mil mulheres – um número alarmante que exige ações concretas. “Esta é uma pauta urgente, humana e fundamental para garantir direitos e salvar vidas”, afirmou o vereador Pastor Fernando Castro, responsável pela audiência.

O CRAM será um espaço de atendimento humanizado e multidisciplinar, oferecendo suporte jurídico, psicológico e social para ajudar mulheres a romper o ciclo de violência. Já o Abrigo Seguro funcionará como um local de proteção emergencial, acolhendo vítimas em risco iminente, inclusive com seus filhos, proporcionando segurança e apoio para a reconstrução de suas vidas.

Foram convidados para a audiência o prefeito Gustavo Nunes, o secretário municipal de Assistência Social, Flávio Miranda, a delegada Dra. Ana Paula Passagli, representante da Polícia Civil, o sargento Aluízio, da Radiopatrulha de Proteção à Mulher da Polícia Militar, além da defensora pública Izabella Nogueira, da promotora Gabriela Percília e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Após as discussões, as propostas apresentadas serão encaminhadas à Câmara Municipal e aos órgãos competentes para que as medidas sejam implementadas. “Proteger mulheres é proteger famílias e construir uma sociedade mais justa”, reforçou o vereador Pastor Fernando Castro.

A população está convidada a participar deste importante debate, que será transmitido ao vivo pelo Youtube @camaraipatinga.

por Câmara Municipal de Ipatinga

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu