Com informações do site oficial QConcursos Folha Dirigida
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou ao Qconcursos Folha Dirigida nesta segunda-feira, 21, que as inscrições do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) não serão prorrogadas.
Na noite de domingo, 20, último dia do prazo de inscrição, diversas pessoas relataram nas redes sociais instabilidade no sistema.
De acordo com o MGI, foram recebidas 180 mil inscrições apenas no domingo, sendo 20 mil nos últimos 15 minutos do dia.
A pasta reforçou que o prazo para pagamento da taxa de inscrição de R$70 fica aberto até as 23h59 desta segunda, 21. A orientação é não deixar para pagar nos últimos minutos.
Veja a nota, na íntegra, do Ministério da Gestão e da Inovação:
"O CPNU 2 recebeu, no dia de ontem, 20 de julho, 180 mil inscrições, sendo 20 mil nos últimos 15 minutos do dia. As inscrições não serão prorrogadas, mas o sistema continua aberto para que as pessoas candidatas já inscritas possam imprimir seus boletos e efetuar o pagamento, impreterivelmente até as 23h59 desta segunda-feira, 21 de julho. A comissão organizadora orienta as pessoas candidatas que não deixem para fazer o pagamento nos últimos minutos do prazo".
Candidatos também relatam "pagamento pendente" da taxa no CNU
Outra situação relatada pelos candidatos é sobre o pagamento da taxa de inscrição.
Mesmo já tendo quitado o valor, no sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca do concurso, ainda consta como "Pagamento Pendente".
Em resposta enviada pela plataforma Reclame Aqui, a FGV explicou que o status demora alguns dias para ser atualizado.
Segundo a banca, a atualização do status de pagamento é feita automaticamente depois que a confirmação é repassada pela plataforma PagTesouro.
"Se sua inscrição no CPNU foi realizada corretamente com os dados vinculados ao GOV.BR e o pagamento efetuado por boleto no Banco do Brasil, cartão de crédito ou Pix, por meio da instituição PagTesouro, informamos que não há necessidade de preocupação caso o status ainda não tenha sido atualizado, mesmo após 3 a 5 dias úteis. A atualização do status de pagamento é feita automaticamente, assim que a confirmação é repassada à FGV pela plataforma PagTesouro. Não é necessário enviar comprovantes ou realizar qualquer ação adicional durante esse período. Recomendamos apenas aguardar", disse a FGV, em resposta a um usuário do Reclame Aqui.
Como pagar a taxa de inscrição do Concurso Unificado
O pagamento da taxa de inscrição de R$70 para todos os cargos poderá ser feito pelas seguintes formas:
- Pix (via QR Code gerado automaticamente);
- Cartão de crédito, boleto ou carteira digital, por meio da plataforma PagTesouro;
- Pagamento presencial em agências bancárias, lotéricas ou Correios.
Não serão aceitos pagamentos por TED, DOC, transferência bancária, agendamento ou depósito em conta. Essas modalidades resultarão no cancelamento automático.
O Governo Federal alerta para golpes e fraudes que estão sendo praticados com o CNU 2025. O concurso não envia boletos por e-mail, WhatsApp ou mensagem em redes sociais.
Segundo o governo, desconfie de mensagens com links suspeitos, ofertas de "aprovação garantida" ou cobrança por serviços extras.





