Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Um exultante Dia das Mães

Leia a coluna desta semana de Tohru Valadares
Dia das Mães. Foto: Reprodução da Internet
domingo, 11 maio, 2025

por Tohru Valadares

Caríssimo ledor(a), Caríssimo ledor(a), o dia das mães é o dia de homenagear aquela que nos deu a oportunidade de viver e cuidou tão bem da gente! Sabemos que todos os dias é dia de respeitar e condecorar àquelas que exerceram a maternidade. Entretanto, o nosso calendário reservou um dia especial, o segundo domingo de maio, para mostrar que existe um dia digno de muitas homenagens.

Anna Jarvis, filha de Ann Jarvis, criou o Dia das Mães para homenagear sua mãe falecida. A morte dela, em 9 de maio de 1905, afetou bastante a sua filha, a americana Anna Jarvis. Anos depois, ela decidiu criar uma data comemorativa para homenageá-la. O trabalho de Anna Jarvis fez com que um memorial em homenagem a ela fosse realizado em maio de 1908 esse foi o primeiro Dia das Mães.

A popularização dessa data nos Estados Unidos fez com que ela eventualmente chegasse ao Brasil. Em solo brasileiro, o Dia das Mães foi instituído em 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas, mas a data só se concretizou anos depois, durante o regime militar. Mãe. Uma palavra tão pequenininha, mas que carrega uma grandeza de significado e importância, nos causando um impacto emocional enorme quando a pronunciamos, quando pensamos nela, quando estamos com ela.

Porque quando pensamos em nossas mães, nas pessoas que nos trouxeram ao mundo, que nos dão suporte, apoio, sem contar o carinho e todo o amor, além das broncas, é claro, fica aparentemente óbvia a importância desta data no calendário. Algumas pessoas não têm mais as mães consigo, todavia, mesmo assim é importante relembrar os momentos vividos.

Porque quando pensamos em nossas mães, nas pessoas que nos trouxeram ao mundo, que nos dão suporte, apoio, sem contar o carinho e todo o amor, além das broncas, é claro, fica aparentemente óbvia a importância desta data no calendário. Algumas pessoas não têm mais as mães consigo, todavia, mesmo assim é importante relembrar os momentos vividos.

Outra dica é você comprar um presente, na maioria das vezes um presente bem simples pode oferecer muita alegria, má pelo amor de Deus, nada de eletrodomésticos ou ferramentas de trabalho que ela não tenha solicitado para satisfação própria, algo para ela e só dela. E por fim, uma dica é escrever uma carta para ela, mostrando todo a sua afeição, por mais que muitos acham que apenas escrever não seja tão contemporâneo, esse tipo de atividade pode proporcionar muita felicidade.

O mais importante é não deixar passar esta data sem um momento de amor, consideração e ternura. Portanto, dia das mães é momento de reviver a ternura ao lado de alguém que cuidou tanto da gente. Aquela mulher guerreira, dedicada que nunca mediu esforços para sempre ofertar o bem, prezando pela nossa felicidade, comunicando valores para uma vida mais harmoniosa e transmitindo o sentimento mais importante da humanidade: o amor.

Desejo um feliz Dia das Mães, que todas as mães amem de forma incondicional seus filhos, sejam vocês; mães por adoção, por definição (pais que precisam ser mães) ou mães por consequência (na falta da mãe, um responsável direta ou indiretamente assume), não deixe o dia passa despercebido diga que ama, de um gostoso abraço, hoje é propicio para isso, verbalize seus sentimentos.

Que nesse Dia das Mães, os filhos tenham a consciência, todos os dias, de alguma forma é o dia especial para nossas mães, representando esse dia em minha vida, destaco as mães que inspiraram esse artigo; Luiza (zizinha ou mãe do rodrigo), Sandra Vaz(amiga e conselheira), Luciana Geraldo( tia Lú), Regina Valadares(cunhada), Macelinha (má do Dicó), Michelline Turmalina(amiga da faculdade para a vida), Soraya Nazaré(tia/madrinha), Zuleica Guerrieri(sogra), Amanda (amiga Mayara Líbia(vizinha/amiga), Laia Salles (vizinha/amiga) e por fim, minha querida, amada e razão de tudo que hoje sou, Suely Valadares Rodrigues(minha mâe). Paz&Bem.

TOHRU VALADARES bacharel em Teologia, Filosofia, Licenciado em Ciências da Religião, Psicólogo, Pós-graduado em conselhamento Cristão e Capelania, mediação de conflitos, filosofia Religiosa e ecopedagogia.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu