Enquanto outubro é marcado pela cor rosa, novembro é associado ao roxo, que vem para conscientizar a sociedade em relação à prematuridade e aos cuidados neonatais.
Afinal, prevenir o parto prematuro é fundamental para reduzir a mortalidade infantil e depende, principalmente, de um pré-natal adequado e de qualidade, o que deve ser feito pela Atenção Primária à Saúde (APS), com acompanhamento contínuo das equipes das Estratégias Saúde da Família (ESF).
Quando acontece o nascimento prematuro (antes das 37 semanas de gestação) ou a termo (com baixo peso ou complicações de saúde), os bebês recebem cuidados e acompanhamentos rigorosos na UTI Neonatal de Valadares – referência neste tipo de atendimento para pacientes do nosso município e para mais de 50 cidades que integram a macrorregião.
O espaço, que atualmente tem capacidade para 20 pacientes, conta com incubadoras e berços aquecidos, monitores de sinais vitais e de controle de pressão arterial, equipamentos de ventilação mecânica e outros necessários à sobrevivência dos pequenos.
Os cuidados integrais e intensivos, bem como todo acolhimento, amparo e amor são ofertados aos bebês e também aos seus familiares todos os dias da semana, durante 24 horas, por uma equipe multidisciplinar, composta por médico especialista, pediatra, neonatologista, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico em enfermagem, psicólogo, serviço social e demais especialidades, de acordo com a demanda. Todo esse cuidado tem por objetivo evitar complicações, como dificuldades respiratórias, problemas cardíacos, gastrointestinais, de imunidade, oculares, auditivas e no sistema nervoso central.
Aliados à UTI neonatal, há ainda dois setores subsequentes: a Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCO), que tem 10 leitos e a Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCA), que possui 5 leitos.
No nosso município, a média é de cerca de 350 bebês prematuros ao ano.
“Com assistência neonatal de excelência, que é ofertada em Valadares exclusivamente no Hospital Municipal, é possível melhorar as condições de saúde desses bebês, garantindo o lema da Campanha deste ano, que é começos saudáveis para futuros brilhantes”, explicou a gerente da Neonatal de Valadares, Iolanda Faria de Lemos.
Para marcar a data, os profissionais da neonatologia do Hospital Municipal enfeitaram a unidade e no último final de semana prepararam uma surpresa que promete emocionar os pais dos bebês internados na UTI Neonatal.
Jornalista: Michelle Janaina
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social





