Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Comissão debate implantação de pilha de rejeitos em Congonhas

Diretores da CSN Mineração pretendem esclarecer dúvidas sobre estrutura necessária para a continuidade da produção da mina Casa de Pedra.
A ampliação da pilha de estéril do Batateiro levanta dúvidas entre a população de Congonhas - Arquivo ALMG Foto: Elizabete Guimarães ALMG
segunda-feira, 23 junho, 2025

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove audiência pública nesta terça-feira (24/6/25) para debater a proposta de implantação de uma pilha de rejeitos da CSN Mineração em Congonhas (Região Central do Estado). A reunião, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Gil Pereira (PSD), será realizada no Auditório, a partir das 10 horas.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate

A ampliação da pilha de estéril do Batateiro é necessária para garantir a continuidade da produção da mina Casa de Pedra, de onde é extraído minério de ferro. O projeto também contempla a abertura de uma nova lavra de exploração mineral na Serra do Esmeril.

Segundo o Relatório de Impacto Ambiental, a pilha de estéril do Batateiro vai envolver a disposição de 152,3 milhões de m³ de materiais descartados, com altura máxima de 350 metros, abarcando uma área de 2.848.348 m². 

O deputado Gil Pereira pretende promover um debate em que os representantes da CSN Mineração terão a oportunidade de demonstrar a segurança da pilha de rejeitos. Conforme o parlamentar, a mineradora vai prestar todos os esclarecimentos necessários para dar tranquilidade à população de Congonhas.

Entre as presenças já confirmadas na audiência, estão as dos diretores de Investimentos e de Sustentabilidade da CSN, Otto Levy Reis e Helena Olímpia de Almeida Brennand Guerra, respectivamente. 

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu