Os ataques cibernéticos a contas bancárias de prefeituras de pequenas cidades do interior do Estado serão debatidos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Para isso, a Comissão de Administração Pública vai receber prefeitos e autoridades policiais nesta quinta-feira (30/10/25), às 14h, no Plenarinho II.
O autor do requerimento para a realização do debate é o deputado Rodrigo Lopes (União Brasil), preocupado com os prejuízos às prefeituras que tiveram invadidas suas contas na Caixa Econômica Federal (CEF). Foram convidados os prefeitos de Monte Sião e Ribeirão Vermelho, no Sul de Minas; Carmópolis de Minas e Luz, no Centro-Oeste; Serro e Presidente Juscelino, na Região Central.
Segundo a Associação Mineira dos Municípios (AMM), hackers invadiram as contas bancárias dessas prefeituras, realizando transferências eletrônicas e outras movimentações para desviar o dinheiro. O prejuízo somado desses seis municípios ultrapassa os R$ 11,3 milhões.
A AMM alega que os golpes virtuais prejudicam a prestação de serviços essenciais para os cidadãos. A diretoria da entidade esteve em Brasília para cobrar providências da CEF. Mas, de acordo com o deputado Rodrigo Lopes, as prefeituras ainda não tiveram o ressarcimento dos recursos desviados.
“Tais ocorrências devem ser solucionadas com urgência”, defende o parlamentar.
Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais





