O Centro Risoleta Neves de Atendimento às Mulheres (Cerna), no Centro de Belo Horizonte, será visitado, às14h30 de quinta-feira (2/5/24), pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A visita foi solicitada pela deputada Ana Paula Siqueira (Rede), com o objetivo de conhecer o serviço e as ações desenvolvidas em parceria com outros equipamentos públicos do estado.
Com atuação voltada para mulheres vítimas de violência doméstica, o Cerna oferece apoio e acolhimento com equipes multidisciplinares.
No local, as vítimas podem acessar atendimentos jurídico e psicológico, por exemplo. De 2019 até fevereiro deste ano, foram atendidas 897 mulheres, de acordo com o governo estadual. A procura aumentou de 84 mulheres em 2019 para 185 em 2023.
Desde a pandemia, são feitos alguns atendimentos on-line e oferecidas capacitações com profissionais de centros de referência de outros municípios para expansão do atendimento.
Em 2023, foi realizada parceria com a Polícia Civil para garantir que quatro psicólogas do Cerna atuassem em casos de flagrante delito contra mulheres na Delegacia de Plantão de Contagem.
Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais