Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner
domingo, 11 janeiro, 2026

Como eu estabeleço as metas a cada ano?

Leia a coluna desta semana de Jamir Calili
Como estabelecer metas? Foto: Reprodução da Internet

por Jamir Calili

Iniciamos um novo ano e com ele surge o desejo de renovação Gostaria de dividir com meu leitor como faço para estabelecer metas a cada início de ano e, talvez, ajudar aqueles que querem fazer um ano diferente. Uso essas primeiras semanas do ano para estabelecer um conjunto de metas que coloco para a minha vida pessoal e profissional para que eu possa conduzir o meu ano de forma mais organizada e focada. Sabendo exatamente o que eu quero conquistar, isso faz com que eu desvie menos o meu foco e a minha atenção, procrastine menos e conquiste algo ao final deste período de 12 meses que, venhamos e convenhamos, passa muito rápido.

Um planejamento nunca é algo fixo e imutável. Metas são importantes indicadores que permitem que eu avalie meu comportamento e minha evolução, embora nem sempre alcance o projetado. Mas é um importante indicador sobre a evolução de minhas ações. Cada pessoa tem razões distintas para estabelecer metas que igualmente serão distintas para cada indivíduo. E cada pessoa está em um momento específico de desenvolvimento em setores distintos da vida. Em termos de metas, não existe muito essa coisa de certo e errado. Existe o que funciona para você e o que não funciona. Para quem não tem o costume de estabelecer metas ou criar planejamentos de vida, é importante não complicar muito as coisas, de forma que você vá aos poucos ganhando domínio nesta arte. O importante é começar e criar o hábito de pensar em termos de metas e depois ir criando mais profundidade com outras ferramentas. Lembre-se, esse é um exercício individual, seu com você mesmo.

Desta forma quero fazer um exercício simples com o leitor, e uma reflexão básica sobre metas. Uma boa meta precisa ser específica, positiva, mensurável, alcançável, desafiadora, relevante, dentro do seu controle, ecológica e com prazo. Vou abordar cada um desses termos Uma meta específica é uma meta detalhada, que você seja capaz de entender exatamente quando você a alcançou. Veja, se você coloca a meta de ser rico é diferente da meta de ter uma renda fixa de dois salários-mínimos mensais. Ser rico é muito amplo e inexato. Dois salários-mínimos mensais não significa ser rico, mas é específica. Uma meta positiva é uma meta que não denota perda ou derrota. O nosso cérebro não lida bem com frases negativas. Então, ao invés de colocar a meta de perder 3 quilos, coloque a meta de pesar tantos quilos ao final de um período de meses. Evite termos negativos na sua meta. Uma meta precisa ser alcançável, estar no seu controle, ou seja, algo possível e que você seja capaz de atingir com seu esforço. Mas ao mesmo tempo ela precisa te desafiar, te fazer sair do lugar e ser relevante, pois ela precisa de fato impactar a sua vida. Mas ela precisa ser ecológica, ou seja, ela precisa fazer bem para você e para seu entorno. Colocar como meta algo que vai prejudicar os outros não é sustentável. E por fim, sempre estabeleça prazos para cada meta, um dia do ano em que você vai colocar na agenda e vai verificar se atingiu o objetivo. Caso você não alcance, você poderá reavaliar os seus comportamentos e ajustar seu caminho.

Vou te dar três exemplos de metas que coloquei no ano de 2025 e vou te falar como eu me desempenhei em cada uma delas. No pilar intelectual minha meta era ler 12 livros completos que não tivessem relação com minha profissão e que eu os lesse do início ao fim, até o último dia do ano. Entre esses livros deveria haver livros sobre religião, sobre negócios e comportamento, sobre literatura e sobre história. Eu li até esse exato momento 8 livros. Ou seja, não atingi meu objetivo. Essa é inclusive uma meta que sempre coloco.. Coloquei no meu objetivo saúde, praticar 275 dias de exercícios físicos que durassem mais de 30 minutos e exigisse de mim esforço e dedicação. Até o dia 31 cheguei a 265 dias. Também, coloquei uma meta desafiadora, fora do meu padrão de vida que é mais intelectual do que físico. Coloquei que iria concluir uma meia maratona. Fiz 3.. Ponto para mim. Completei 1300 km de corrida ao todo. Claro que teve metas que não pude e não consegui tirar do papel. Faz parte. Antes concluir algo do que não concluir nada.

Você pode colocar como meta separar 10% do que você ganha mensalmente em um investimento, viajar algumas vezes ao ano com seus filhos por alguns dias só para eles, pode colocar que pelo menos uma vez por semana você e seu cônjuge irão dedicar uma parte da noite para as relações intimas com carinho e afeto, ou colocar que vai visitar seus pais uma vez a cada quinze dias. Ou que você vai se dedicar semanalmente, duas horas a uma instituição de caridade, durante 40 semanas do ano. Cada um pode ter uma meta diferente para seu momento de vida e conforme suas necessidades. O que não dá é para começar o ano sem metas. Então, vamos lá! Papel e caneta na mão hora de escrever as metas de 2026.

Jamir Calili, professor da UFJF, vereador, membro da Academia Valadarense de Letras, na cadeira de Machado de Assis.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu