Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner
segunda-feira, 28 julho, 2025

Concurso IBGE aguarda autorização para oficializar banca

Instituto espera autorização do Ministério da Gestão e da Inovação para avançar com os preparativos do concurso IBGE com 9,5 mil vagas. Veja!
IBGE depende de aval do MGI para avançar com concurso. Foto: GOV BR

Com informações do site oficial QConcursos Folha Dirigida

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística tem preparativos para um novo concurso IBGE com 9.580 vagas temporárias. Mas a contratação da banca organizadora e a divulgação dos editais ainda dependem da liberação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, o IBGE disse que aguarda a publicação da portaria do MGI com a autorização do processo seletivo.

No mês de junho, a Fundação Getulio Vargas (FGV) teve proposta aceita e foi a banca habilitada para organizar o concurso. Porém, de acordo com o IBGE, a contratação só poderá ser formalizada após o aval do Ministério da Gestão e da Inovação.

"Depois que for autorizada a realização do PSS (processo seletivo simplificado), o IBGE deve formalizar o contrato com a organizadora".

Ainda segundo o instituto, a data dos editais só poderá ser definida depois da assinatura do contrato com a organizadora.

No total, dez instituições participaram do processo de escolha da banca. A FGV foi a terceira a ter sua proposta avaliada.

Antes dela, as empresas Evolução Consultoria LTDA e J Brasil Soluções e Ensino LTDA já haviam sido desclassificadas do processo.

Depois da contratação, a FGV ficará responsável por receber as inscrições do concurso e aplicar as provas aos candidatos.

ATENÇÃO: editorialmente, o Qconcursos Folha Dirigida utiliza o termo concurso público sempre que uma seleção é ou pode ser composta por provas objetivas.

Concurso IBGE terá 9.580 vagas para nível médio

O concurso IBGE para temporários terá a oferta de 9.580 vagas, distribuídas pelos seguintes cargos de nível médio:

  • agente de pesquisas e mapeamento: 8.480 vagas; e
  • supervisor de coleta e qualidade: 1.100 vagas.

A estimativa é que seja publicado um edital por cargo.

O destaque do concurso está na distribuição das oportunidades temporárias.

De acordo com o Estudo Técnico Preliminar (ETP) da seleção, as vagas serão distribuídas por 530 municípios. Os nomes das cidades, no entanto, ainda não foram divulgados.

Candidatos serão avaliados por provas objetivas

Os candidatos serão avaliados por provas objetivas, aplicadas nos municípios onde houver oferta de vagas.

A avaliação terá caráter eliminatório e classificatório, com duração de quatro horas.

Serão cobradas 60 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas (A, B, C, D e E), das quais apenas uma estará correta.

Até o momento, o conteúdo programático não foi revelado.

A previsão do instituto é que os profissionais aprovados sejam contratados já em novembro deste ano. Porém, a demora para a publicação do aval do concurso pode atrasar o cronograma previsto.

Após CNU, IBGE recebe aprovados para vagas efetivas

O IBGE participou da primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), em 2024, com 895 vagas. A oferta foi para cargos efetivos de níveis médio e superior.

Em maio, foi iniciada a convocação dos aprovados para os quatro cargos contemplados no concurso.

Os novos servidores do IBGE começaram a trabalhar neste mês de julho.

Logo após o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) divulgar a portaria que autorizou o provimento das mais de 890 vagas, o presidente Marcio Pochmann comemorou a chegada dos novos servidores:

“O IBGE recebe com muita alegria e entusiasmo o provimento de ingresso dos novos colegas, resultado do maior concurso público realizado pela instituição nos últimos 89 anos. Com o acréscimo de quase 1/3 no corpo de servidores permanentes, o IBGE reforça a sua capacidade de seguir melhor, cumprindo sua missão institucional”, disse Pochmann.

*Colaborou com este conteúdo a jornalista Juliana Góes.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu