Com informações do site oficial QConcursos Folha Dirigida
Os tribunais da Justiça Eleitoral que participaram do concurso TSE Unificado já podem dar início a convocação de 356 aprovados para o cargo de técnico judiciário.
Isso porque foi publicada nesta quinta-feira, 29, a portaria que autoriza as nomeações da Justiça Eleitoral para o exercício financeiro de 2025.
Como o resultado final do concurso unificado para técnico judiciário já está homologado, os tribunais participantes poderão convocar os aprovados de acordo com o quantitativo autorizado pela portaria do TSE.
Veja a distribuição abaixo:
- TSE: 12;
- TRE - AC: 3;
- TRE - AL: 1;
- TRE - AM: 26;
- TRE - BA: 9;
- TRE - CE: 9;
- TRE - DF: 1;
- TRE - ES: 3;
- TRE - GO: 2;
- TRE - MA: 9;
- TRE - MT: 9;
- TRE - MS: 5;
- TRE - MG: 105;
- TRE - PA: 4;
- TRE - PB: 3;
- TRE - PR: 8;
- TRE - PE: 17;
- TRE - PI: 7;
- TRE - RJ: 9;
- TRE - RN: 3;
- TRE - RS: 6;
- TRE - RO: 13;
- TRE - SC: 3;
- TRE - SP: 77;
- TRE - SE: 4;
- TRE - TO: 1;
- TRE - RR: 4;
- TRE - AP: 4.
Os destaques são os Tribunais Regionais Eleitorais de Minas Gerais e São Paulo com os maiores quantitativos autorizados no país.
O número de provimentos autorizado para técnicos já é superior ao de 286 vagas imediatas ofertadas por meio do concurso TSE Unificado para o cargo.
Somente o Tribunal do Tocantins não aderiu ao concurso unificado e realizará as chamadas por meio do seu próprio concurso público. O TRE TO tem aval para o provimento de apenas uma vaga para técnico judiciário em 2025.
De modo geral, a portaria do Tribunal Superior autoriza 525 provimentos de aprovados em concursos da Justiça Eleitoral para o exercício financeiro de 2025. Desse número, 357 são para técnicos judiciários e 168 para analistas judiciários.
As chamadas de aprovados podem ser feitas ao longo deste ano de 2025 e estão previstas na Lei Orçamentária Anual.
Concurso TSE Unificado para analista ainda está em andamento
No caso do analista judiciário, o concurso TSE Unificado continua em andamento. No dia 23 de maio, foi divulgado o resultado provisório da prova de títulos. O resultado final está previsto para o mês de julho.
Somente depois da classificação definitiva, o concurso para analista poderá ser homologado. Desta forma, passará a contar o prazo de validade de dois anos.
A validade ainda poderá prorrogada por mais dois anos, a depender da necessidade.
Cada tribunal deverá fazer seus próprios procedimentos de posse, depois da autorização orçamentária do TSE.
De acordo com o o Tribunal Superior Eleitoral, as nomeações dos aprovados devem começar em julho.
Oferta inicial do concurso TSE Unificado foi de 412 vagas
Inicialmente, o edital do concurso unificado da Justiça Eleitoral trouxe a oferta de 412 vagas para os cargos de técnico e analista judiciário. Ainda foi formado um cadastro de reserva.
Somente com a autorização para o ano de 2025, os provimentos já serão superiores ao número de vagas imediatas do concurso.
As oportunidades são para lotação no Tribunal Superior Eleitoral e em 26 Tribunais Regionais.
Para ingressar nas carreiras é necessário ter o nível superior completo. A remuneração inicial do aprovado poderá chegar a R$16.637,08, já com o vencimento básico e o auxílio-alimentação reajustados.
Dos 637.628 inscritos, 305.750 faltaram à aplicação das provas objetiva e discursiva, aplicadas em dezembro do ano passado.
O número indicou um percentual de 47,95% de faltosos, para os cargos de técnico e analista judiciário.
O concurso ainda teve o Teste de Aptidão Física (TAF), para os candidatos ao cargo de agente da polícia judicial. A aplicação foi em fevereiro.