Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner
sexta-feira, 7 novembro, 2025

Conexão UNIVALE: universidade aproxima alunos e empresas concedentes de estágio

Foi uma tarde de integração, diálogo e construção coletiva, em um ambiente de troca e aprendizado.
O evento “Conexão UNIVALE: diálogo entre formação, profissão e possibilidades” promoveu o encontro entre a universidade e essas instituições parceiras. Foto: Divulgação Univale

Por Thiago Ferreira Coelho

A UNIVALE recebeu na quarta-feira (5) cerca de 60 empresas concedentes de estágio em carreiras ligadas à saúde. O evento “Conexão UNIVALE: diálogo entre formação, profissão e possibilidades” promoveu o encontro entre a universidade e essas instituições parceiras, para aproximar os futuros profissionais do mercado de trabalho. Foi uma tarde de integração, diálogo e construção coletiva, em um ambiente de troca e aprendizado.

Os representantes das empresas foram recebidos no auditório A do campus II, e acompanharam painéis em que professores e egressos discutiram temas como trajetórias de empregabilidade e a Lei de Estágio. Ao final do Conexão UNIVALE, os visitantes foram aos estandes dos cursos, em um momento de estreitar relacionamentos entre alunos e as organizações concedentes de estágio.

Ao dar boas-vindas aos participantes do evento, a reitora Lissandra Lopes Coelho Rocha destacou que a universidade conta com o apoio de muitos parceiros comprometidos com a formação dos estudantes, transformando-os em profissionais éticos, competentes, humanos e capazes de contribuir para o bem comum.

“É justamente por meio de parcerias sólidas e responsáveis, como as que mantemos com as empresas e instituições concedentes de estágio, que nós conseguimos tornar o aprendizado verdadeiramente significativo. Essas parcerias possibilitam que nossos estudantes vivenciem na prática aquilo que aprendem em sala de aula, e ampliem seu olhar sobre a profissão e sobre o cuidado, com o impacto que podem gerar na sociedade”, observou a reitora.

Em um dos painéis, a professora e supervisora de estágio Aline Valéria de Souza, egressa do curso de Enfermagem, falou sobre a experiência que vivenciou quando era estudante, e como isso abriu caminho para, alguns anos mais tarde, retornar à UNIVALE para exercer a docência.

“Fui estagiária no Hospital Municipal, da rede pública, e isso me deu experiências práticas e habilidades fundamentais para os empregos que consegui depois. Antes de me formar eu recebi duas propostas de emprego, e aceitei as duas, no Hospital Municipal e no Hospital São Lucas. Em 2015, voltei à UNIVALE definitivamente como docente, para trabalhar com meus antigos professores”, disse Aline.

Também docente no curso de Enfermagem, Elizabete Maria de Assis Godinho classificou o estágio supervisionado obrigatório como um componente essencial para a formação profissional, pois é quando o aluno pratica o que aprendeu em salas de aula e laboratórios. Ela salientou também a importância dos relacionamentos com profissionais já atuantes no mercado:

“Um outro benefício importante do estágio é essa construção de network, pois proporciona a oportunidade de criar uma rede de contatos, conhecendo profissionais da área, que poderão auxiliar em futuras possibilidades de emprego”.

O estágio obrigatório é também uma exigência de carga horária a ser cumprida para o estudante colar grau. Mas, em outro painel, a professora de Odontologia, Ayla Norma Ferreira Matos, orientadora de estágio no curso, abordou ainda a importância do estágio não obrigatório, que conta como atividade complementar.

“O estágio não obrigatório é um diferencial para um processo seletivo e para uma entrevista de trabalho. Porque foi o aluno que optou pela área em que quer fazer o estágio. Isso é um diferencial no mercado de trabalho. Nosso papel como orientador é apoiar todo esse processo, estimular, motivar e apontar a importância do estágio. Isso dá condições de vivenciar o mercado de trabalho ainda na universidade, desenvolvendo habilidades mesmo como estudantes”, avaliou Ayla.

Egresso do curso e cirurgião-dentista responsável pela Barbosa Odontologia, Fábio Araújo Barbosa destacou que a concessão de estágios é benéfica também para as instituições parceiras.

“A UNIVALE fez parceria comigo para liberar o estágio extracurricular, que é muito bom para o aluno e também é muito bom para o gestor. O aluno chega à empresa e já recebe um treinamento antes de começar o estágio, e tem a oportunidade de se comunicar com os dentistas. Os dentistas que fizeram estágio ali puderam ver diversas especialidades, para escolher a área que se identifica mais”, declarou Fábio, que enumerou exemplos de estagiários que foram contratados pela clínica após se formarem.

Fotos: Divulgação Univale

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu