Na manhã desta quinta-feira (10), na sede do Sicoob AC Credi, foi realizada a primeira reunião do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação na gestão do prefeito Coronel Sandro. Criado por meio da Lei 7.178, de 13 de agosto de 2020, somente agora ele passa a funcionar plenamente, sob a presidência de Leandro Vieira, já que nada significativo foi feito desde então – nem mesmo a outorga do prêmio de inovação instituído pela lei. Assim, a proposta desse primeiro encontro foi apresentar ideias inovadoras e factíveis para alavancar o setor na cidade
“O conselho foi criado em 2020 e sua função é direcionar os acontecimentos em Valadares na ciência, tecnologia e inovação. Ele fornece diretrizes para que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação possa atuar. Portanto, as pautas relacionadas ao tema são trazidas para o conselho, discutidas e aprovadas, servindo como bússola para que a Administração Municipal possa conduzir suas políticas”, explicou o secretário Samuel Sabbagh.
“O conselho é formado por 20 membros, entre agentes públicos, iniciativa privada e várias entidades, de forma que tenhamos o máximo de representatividade possível para poder pensar, propor e sugerir questões relacionadas à inovação, à ciência e à tecnologia para o nosso município de Valadares. Hoje vamos discutir algumas questões, como os programas cuja criação vamos sugerir. A ideia desses programas é nortear toda a vigência do meu mandato no Conselho para que, dentro desses programas, possamos sugerir aos nossos participantes e fazer vários projetos para fomentarmos a ciência, a tecnologia e a inovação”, completou o presidente do conselho, Leandro Vieira.
Entre os assuntos discutidos no encontro, estão propostas do tipo: promoção do crescimento de empresas locais para fora de Valadares, seja nacional ou internacionalmente; estímulo à automação das empresas, principalmente com a utilização de inteligência artificial; captação de recursos para o Fundo Municipal de Inovação; oferecimento de mentoria a empresas locais; outorga do prêmio de inovação; e também o regimento interno do Parque Científico e Tecnológico Figueira do Rio Doce, situado no Acampamento da Vale, que abriga a Secretaria de Desenvolvimento e será convertido num espaço de trabalho para empreendimentos e startups de Valadares.
“Hoje nós estamos no laboratório de inovação do Sicoob AC Credi, cujo nome é MAGMA 4071, que tem tudo a ver com a cidade e com o momento atual da Prefeitura. E a gente está colaborando um pouquinho para dar um start, para fazer as coisas de um jeito diferente, para que elas aconteçam com propósito, metodologia e tudo o mais. Essa é a provocação que a gente fez com o pessoal do conselho e a turma aceitou fazer essa primeira reunião aqui com a gente”, disse José Elias Neto, diretor do Sicoob AC Credi.
Acesse a Lei 7.178 na área para downloads abaixo.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social