Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Coronel Fabriciano: Hospital Dr. José Maria Morais lidera número de cirurgias eletivas gerais no Leste de Minas no 1º quadrimestre de 2025

A liderança do HJMM no número de cirurgias eletivas consolida seu papel como pilar da saúde pública no Leste de Minas
No período, foram realizados 302 procedimentos, garantindo que centenas de pacientes tivessem acesso a cirurgias com segurança e agilidade. Foto: Divulgação PMCF
quarta-feira, 13 agosto, 2025

O Hospital Dr. José Maria Morais (HJMM) alcançou um marco expressivo: foi a unidade pública 100% SUS, com leitos de UTI, que mais realizou cirurgias eletivas gerais no Leste de Minas durante o primeiro quadrimestre de 2025. Os dados, divulgados pelo Ministério da Saúde, consideram 108 municípios da região e reforçam a importância do HJMM como referência em atendimento hospitalar.

No período, foram realizados 302 procedimentos, garantindo que centenas de pacientes tivessem acesso a cirurgias com segurança e agilidade. Desde a reabertura, em 2017, já soma quase 5 mil cirurgias eletivas realizadas, devolvendo à população a possibilidade de tratamento no próprio município e reduzindo a necessidade de deslocamento para outras cidades.

O diretor do HJMM, Mak Lenon, comemorou o avanço e destacou a necessidade de ampliar a estrutura para suprir à crescente demanda regional.

“Sabemos dos desafios e da grande procura por cirurgias em toda região. Nosso foco é ampliar a capacidade do hospital e realizar de 500 a 600 procedimentos eletivos a cada quadrimestre, garantindo segurança, celeridade e qualidade. Assim, fortalecemos o SUS e entregamos um atendimento cada vez melhor à população”, afirmou.

A enfermeira do Centro Cirúrgico, Paloma Teixeira de Jesus, atribuiu o sucesso à integração entre os níveis de saúde do município “O trabalho conjunto entre as Unidades Básicas de Saúde, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e o Hospital Dr. José Maria Morais foi fundamental. Essa estatística mostra que, quando há união, o impacto positivo para a população é real e significativo”, explicou.

Para os pacientes, o resultado vai além dos números. Daniela Caetano de Oliveira, que passou por uma cirurgia de histerectomia em 5 de agosto, contou sobre sua experiência. “Esperei quase um ano pela cirurgia. Eu fui muito bem tratada e só tenho que agradecer todos os profissionais”.

A liderança do HJMM no número de cirurgias eletivas consolida seu papel como pilar da saúde pública no Leste de Minas, oferecendo atendimento humanizado, com qualidade e eficiência, e reafirmando seu compromisso com a vida e o bem-estar da população.

por Prefeitura de Coronel Fabriciano

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu