Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner
quarta-feira, 5 novembro, 2025

Coronel Fabriciano: Justiça determina retirada de vídeo ofensivo ao Hospital José Maria Morais após ação do Município

A Prefeitura destaca que continuará adotando todas as medidas legais necessárias para proteger a honra, a credibilidade e o bom funcionamento dos serviços prestados à comunidade.
Hospital José Maria Morais (HJMM). Foto: Divulgação PMCF

O Município de Coronel Fabriciano, por meio da Procuradoria-Geral, obteve decisão favorável na Justiça em Ação Civil Pública movida contra o vereador Francisco de Assis Simões Thomaz (Chico Simões).

A ação foi protocolada sob o nº 1000590-49.2025.8.13.0194 e tramita na Vara de Fazenda Pública e de Precatórias Cíveis e Criminais da Comarca de Coronel Fabriciano.

A medida foi adotada após a divulgação, nas redes sociais do parlamentar, de um vídeo com declarações ofensivas e inverídicas sobre o Hospital José Maria Morais (HJMM). O conteúdo chegou a se referir à unidade como um “açougue” e a exibir uma paciente internada, sem qualquer comprovação das alegações apresentadas.

Em sua decisão, o juiz Mauro Lucas da Silva reconheceu que o vídeo ofensivo publicado por Chico Simões, ao chamar o Hospital Dr. José Maria Morais de “açougue” e exibir paciente internada, sem provas, poderia gerar temor e confusão entre os cidadãos que dependem do serviço público de saúde, além de afetar a imagem institucional do hospital e da Administração.

Diante disso, determinou liminarmente que o Instagram seja oficiado para retirar o conteúdo e que o réu proceda à exclusão imediata da publicação, sob pena de multa em caso de descumprimento.

De acordo com o Procurador-Geral do Município, Denner Franco Reis, a ação reforça que a procuradoria-geral está atenta às notícias falsas relacionadas ao serviço público municipal.

“O que aconteceu foi uma afirmação leviana, uma prática odiosa de fake News que agrediu servidores, a instituição pública, uma falta de respeito com o cidadão de Coronel Fabriciano. A Procuradoria-Geral do município está atenta para em defesa do município”, afirmou o Procurador-Geral.

Mikéia Silva de Jesus, diretora-técnica do Hospital Dr. José Maria Morais, ressalta que a decisão judicial garante dignidade aos profissionais que atuam na unidade.

“A decisão representa proteção à honra e à dignidade da equipe médica, além de reconhecer o compromisso ético e técnico que norteia o exercício da medicina e a atuação de todos os profissionais do Hospital.”

Para a diretora-executiva do HJMM, Walguilene Carvalho, cita o compromisso que a unidade tem com o atendimento à população.

“Ressaltamos nosso compromisso com a transparência, diálogo e a qualidade do serviço de saúde prestado, mantendo o foco no bem-estar e na dignidade de cada paciente atendido.”

Com essa decisão, o Município de Coronel Fabriciano reforça seu compromisso com a defesa das instituições públicas e da verdade, garantindo o respeito aos profissionais que atuam no serviço público e à população que depende do sistema municipal de saúde. A Prefeitura destaca que continuará adotando todas as medidas legais necessárias para proteger a honra, a credibilidade e o bom funcionamento dos serviços prestados à comunidade.

por Prefeitura de Coronel Fabriciano

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu