Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner
sexta-feira, 6 dezembro, 2024

Craedi apresenta trabalhos do Programa de Altas Habilidades

A mostra reuniu todos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante as oficinas complementares. O evento também contou com apresentação musical
O momento também contou com apresentação musical de todos os alunos e da turma da oficina de inglês. Foto: Divulgação PMGV/Créditos: Leonardo Morais

Para celebrar o talento dos alunos que fazem parte do Programa de Altas Habilidades, o Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva (Craedi) Dr. Dilermando Dias Miranda realizou na quinta-feira (5) à tarde, a Mostra dos Trabalhos de 2024.

Durante a mostra, as famílias puderam conferir de perto os trabalhos que foram desenvolvidos durante as oficinas complementares.

O momento também contou com apresentação musical de todos os alunos e da turma da oficina de inglês.

David Rodrigues, aluno da Escola Octávio Soares, mostrou com orgulho a história que escreveu, publicada no livro da oficina de escrita criativa.

Segundo David, o apoio da professora proporcionou segurança e confiança.

“Como eu gosto muito de ler mangás e de assistir animes, eu criei a minha história, que faz parte do livro. O Craedi é muito legal, aqui os professores dão muito apoio à gente. Quanto mais escrevia minha história, mais a professora me ajudava e me incentivava”.

Para Suely das Graças Rodrigues, mãe de David, o Craedi é um lugar especial, onde seu filho pode desenvolver ainda mais suas habilidades e alcançar seus sonhos.

“Faz três anos que ele participa das oficinas. Aqui ele desenvolveu em tudo, principalmente na escrita. O sonho dele é contar suas histórias. Quando o David falou de participar do Craedi, o meu mundo se abriu, porque é uma oportunidade única para meu filho para mostrar todo seu talento. Enquanto puder, quero ele permaneça estudando no Craedi”.

Graziela Alves é mãe de Yasmin Samira Alves, que também estuda na Escola Octávio Soares Ferreira. Graziela vê o trabalho oferecido no Craedi com admiração e carinho.

“Sou mãe da Nicole, que já estudou aqui, e da Yasmin que este ano participou da oficina de ciências. O Craedi contribuiu muito para o desenvolvimento delas. Elas sempre participam de tudo, sempre gostam de estar juntas montando artes, fazendo desenhos, inclusive livros. É um privilégio o Craedi fazer parte da vida das minhas filhas e também da minha”.

Eliane Duarte, diretora do Craedi, reforça o compromisso da prefeitura no desenvolvimento da educação especial no município.

“O aluno com altas habilidades matriculado na Rede Municipal de Ensino de Valadares, vem para participar, vivenciar as oficinas complementares e desenvolver suas habilidades, já que nem sempre é possível alcançar isso em sala de aula. Esse evento hoje é muito grandioso. É a oportunidade de os pais conferirem os trabalhos dos filhos e de apresentar as habilidades que eles conseguiram aprimorar durante o programa, que complementa a escola regular”.

A secretária de Educação, Maiellen Wakabayashi Pereira, parabenizou os trabalhos e agradeceu a dedicação da equipe do Craedi.

“O Craedi é nossa maior conquista. Nossos alunos, sejam de altas habilidades ou com alguma deficiência, merecem um espaço adequado, com recurso para eles se desenvolverem. É muito feliz em ver os trabalhos dos alunos, está tudo maravilhoso. Eu agradeço imensamente a equipe do Craedi pelo emprenho, por acompanhar nossas crianças desde o início”.

Altas habilidades

A pessoa com altas habilidades apresenta um desempenho excepcional em uma ou em mais áreas do potencial humano, como inteligência espacial, corporal, musical, linguística, lógica, interpessoal e intrapessoal.

O Craedi oferece dentro do Programa de Habilidades, diversas oficinas para expandir o talento desses alunos.

Neste ano, o Programa contou com as oficinas de cinema, turismo, nutrição, genética, jogos matemáticos, jogos estratégicos, pintura, desenho artístico, desenho digital, desenho gibi, inglês e escrita criativa.

Além disso, o Centro realiza também atendimento especializado para crianças com deficiência. O Centro fica na rua Israel Pinheiro, nº 4211, bairro de Lourdes.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu