Com informações do site oficial do Cruzeiro Esporte Clube
O Cruzeiro entra na reta final do Campeonato Brasileiro e terá um desafio fora de casa nesta quarta-feira. O time celeste está em Porto Alegre para enfrentar o Grêmio, às 20h, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na Arena do Grêmio, a equipe comandada pelo técnico Leonardo Jardim buscará a segunda vitória consecutiva após o bom resultado contra o Vitória no último sábado. Além disso, busca também voltar a vencer como visitante.
Terceiro colocado do Brasileirão com 60 pontos conquistados, o Cruzeiro pode terminar a rodada também com a terceira melhor campanha fora de casa se vencer no sul do país. Até o momento, são 22 pontos em 15 jogos na condição de visitante.
Nesta semana, o time comandado pelo técnico Leonardo Jardim realizou três treinos de preparação para o duelo contra o Grêmio. Após o triunfo sobre o Vitória, na tarde de sábado, os atletas trabalharam nas manhãs de domingo e segunda-feira e na tarde de terça na Toca da Raposa 2.
A equipe celeste ganha dois importantes retornos nesta partida. O zagueiro Fabrício Bruno, expulso na partida contra o Palmeiras, e o zagueiro Lucas Villalba, que recebeu o terceiro cartão amarelo também nesse jogo, cumpriram suspensão no triunfo sobre o Vitória, no último sábado, e voltam a ficar à disposição.
Além deles, outro desfalque é do atacante Wanderson, que deixou o campo do Allianz Parque lesionado, teve diagnosticada uma lesão nos músculos posteriores da coxa esquerda. O atleta já realiza o tratamento sob cuidados dos profissionais de saúde do Cruzeiro.
No Departamento de Saúde e Performance da Toca 2, o meio-campista Matheus Henrique realiza tratamento após sofrer fratura em dois arcos costais do lado esquerdo do tórax. O atacante Marquinhos, que sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, associada a lesão meniscal, cumpre etapa de recuperação pós-cirúrgica. O atacante Wanderson, com uma lesão nos músculos posteriores da coxa esquerda, segue em tratamento.
O lateral Fagner, recuperando-se de uma fratura na fíbula da perna direita, realiza trabalhos de transição.
Na história: Cruzeiro x Grêmio
Cruzeiro e Grêmio acumulam grandes embates ao longo da história. Os clubes já protagonizaram vários confrontos decisivos, especialmente em copas nacionais e continentais. O Cruzeiro é o maior vencedor da Copa do Brasil, tendo ultrapassado recentemente o próprio Grêmio ao faturar o penta em 2017 e o hexa em 2018. Inclusive, na campanha do penta em 2017, a Raposa superou o Grêmio nas semifinais para chegar à decisão e conquistar o título em cima do Flamengo.
Ao longo do tempo, outro confronto que se destaca é justamente a primeira conquista de Copa do Brasil da história do Cruzeiro. Em 1993, o Cabuloso chegava à decisão do recente torneio pela primeira vez e encarou nas finais o time gaúcho, que já tinha um título conquistado na 1ª edição em 1989. Após um empate por 0 a 0 no estádio Olímpico, em Porto Alegre, o Cruzeiro derrotou o adversário por 2 a 1 – gols de Roberto Gaúcho e Cleison – no Mineirão, faturando a primeira das seis taças que viria a conquistar na Copa do Brasil.
Em 1997, o Cruzeiro teve o Grêmio também em seu caminho na segunda conquista da Copa Libertadores da América. Após se enfrentarem na fase de grupos, com uma vitória para cada lado, os clubes voltaram a duelar nas quartas de final. No jogo de ida, no Mineirão, vitória celeste por 2 a 0. Na volta, em Porto Alegre, o Cruzeiro segurou a pressão gaúcha e, com um revés por 2 a 1, se classificou para seguir rumo ao título continental naquele ano.
No duelo mais recente, válido pelo primeiro turno da atual edição do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro goleou o Grêmio no Mineirão. Kaio Jorge, em noite iluminada, cravou um hat trick e Lucas Villalba também anotou seu gol na vitória por 4 a 1.
Com a última vitória, o Cruzeiro chegou a 26 triunfos em 62 jogos contra o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro. O time gaúcho soma 20 vitórias, além de 16 partidas terem terminado em empate.
No retrospecto geral, o Cabuloso também tem uma superioridade, somando 37 triunfos em 87 confrontos. O Grêmio tem 27 vitórias, enquanto 23 jogos terminaram empatados.
Ingressos
O Cruzeiro conta com seu torcedor que estiver no Rio Grande do Sul para prestigiar e apoiar o clube neste compromisso da reta final do Brasileirão. Os ingressos seguem à venda de forma online nesta quarta-feira.
CLIQUE AQUI e saiba os detalhes da venda operacionalizada pelo adversário para a partida na Arena do Grêmio.
CONFRONTO: Grêmio x CRUZEIRO
DATA: 05/11/2025
HORÁRIO: 20h
MOTIVO: Campeonato Brasileiro – 32ª rodada
LOCAL: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
TRANSMISSÃO: Premiere
>> RETROSPECTO: Cruzeiro x Grêmio
87 jogos (37 vitórias, 23 empates e 27 derrotas)
108 gols marcados / 90 gols sofridos
-------------------------------
Por Assessoria de Comunicação





