Com informações do site oficial do Cruzeiro Esporte Clube
O Cruzeiro está pronto para mais um compromisso pela fase de grupos da Conmebol Sudamericana. Após estrear com um revés contra o Unión Santa Fe, na Argentina, o Cabuloso fará sua primeira partida dentro de casa em busca de recuperação dentro da chave. O adversário será o Mushuc Runa, do Equador, em partida marcada para as 21h30 desta quarta-feira no Mineirão.
Na primeira rodada do grupo E da Sul-Americana, o Mushuc Runa venceu o Palestino (CHI) por 3 a 2. Portanto, o confronto desta quarta-feira já ganha um caráter decisivo para a classificação à fase seguinte.
O elenco cruzeirense teve um curto período de preparação após o último compromisso, diante do Internacional pelo Campeonato Brasileiro. Foram dois dias de preparação e recuperação na Toca da Raposa 2, na manhã de segunda e tarde de terça-feira.
No Departamento de Saúde e Performance da Toca 2, o zagueiro João Marcelo faz tratamento após sofrer lesão multiligamentar no joelho direito e passar por procedimento cirúrgico.
O meio-campista Japa, em processo de recuperação de uma lesão no tendão da coxa esquerda, cumpre a etapa de preparação física. O atacante Juan Dinenno, em reta final de recuperação de um procedimento cirúrgico no ligamento cruzado anterior do joelho direito, também cumpre o processo de transição.
Na história: Cruzeiro x Mushuc Runa
O confronto desta quarta-feira marca a primeira partida entre Cruzeiro e Mushuc Runa na história. O clube equatoriano foi fundado em 2003 e ainda dá seus primeiros passos em competições internacionais. Neste ano, o Mushuc disputa pela primeira vez a fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Além do confronto inédito contra o Mushuc, La Bestia Negra já enfrentou outros cinco times do Equador. No ano passado, a Universidad Católica foi adversária do Cruzeiro também na fase de grupos da Sul-Americana.
O primeiro duelo da história contra uma equipe equatoriana aconteceu no saudoso ano de 1976. Pela Copa Libertadores, o Cabuloso superou a LDU duas vezes – por 3 a 1, em Quito, e por 4 a 1, no Mineirão – na campanha que consagraria o Cruzeiro como campeão da América pela primeira vez.
O retrospecto contra equipes equatorianas continuou bastante positivo nas décadas seguintes. No total, são 9 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas em 14 partidas já realizadas. O Cabuloso anotou 23 gols nesses confrontos e sofreu 9 gols.
Torcida
Devido a uma punição imposta pela Conmebol por conta de incidentes no Mineirão nas semifinais da Copa Sul-Americana do ano passado, o Cruzeiro jogará de portões fechados contra o Mushuc Runa.
CONFRONTO: CRUZEIRO x Mushuc Runa
DATA: 09/04/2025
HORÁRIO: 21h30
MOTIVO: Copa Sul-Americana – Grupo E – 2ª rodada
LOCAL: Mineirão, em Belo Horizonte
TRANSMISSÃO: ESPN / Disney+
>> RETROSPECTO: Cruzeiro contra equipes equatorianas
14 jogos (9 vitórias, 3 empates e 2 derrotas)
23 gols marcados / 9 gols sofridos
-------------------------------
Por Assessoria de Comunicação