O cenário é alarmante. No Brasil, mais de 21 milhões de mulheres e meninas foram vítimas de violência física, psicológica ou sexual apenas no último ano. Em 2024, o país registrou 1.450 feminicídios, o que representa cerca de quatro mulheres assassinadas por dia, a maioria por companheiros ou ex-companheiros, dentro de casa. Globalmente, segundo a ONU Mulheres, uma mulher ou menina é morta a cada 10 minutos por um parceiro íntimo ou membro da família. Estima- se que 1 em cada 3 mulheres no mundo já tenha sofrido algum tipo de violência ao longo da vida.
Para o Grupo Mulheres do Brasil, esse é um problema grave que afeta toda a sociedade, e por isso, faz um alerta para essa temática global, convocando a população a participar da 8ª. Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, que acontece no dia 30 de novembro, em várias cidades do país e no exterior. O objetivo é que a sociedade se una a essa causa.
“Caminhamos por justiça, por dignidade e por todas que não puderam estar aqui para contar sua história. A violência contra mulheres e meninas é uma epidemia silenciosa que atravessa fronteiras, classes sociais e culturas. Precisamos enfrentá-la com seriedade e união”, afirma a empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, que hoje conta com mais de 130 mil participantes, distribuídas em núcleos no Brasil e no exterior.
A caminhada é aberta ao público e terá ações culturais, rodas de conversa, falas de lideranças e distribuição de materiais informativos. A programação de cada cidade estará disponível nos canais oficiais do Grupo Mulheres do Brasil.
Junte-se a nós. Caminhar é resistir. Caminhar é transformar. Dê seu passo nessa luta!
SERVIÇO:
8ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas Data: 30 de novembro
Horário: 9h00 (Brasília/Brasil)
Local: Mercado Municipal de Governador Valadares
Informações para a imprensa: Elidamárcia Lana da Silva
Líder do Grupo Mulheres do Brasil – núcleo Governador Valadares 33 99916-1643





