Os técnicos da Defesa Civil Municipal de Ipatinga trabalham intensivamente em visitas diárias às áreas consideradas de risco geológico.
Encostas e morros, terrenos alagadiços ou sujeitos a erosões e deslizamentos, margens de córregos e lagoas, e baixadas com risco de inundações recebem monitoramento constante e estão na linha de atenção máxima.
Além de conferir o solo e as residências, os técnicos conversam com os moradores e dão orientações sobre o que fazer em situações de perigo.

Foto: Divulgação/PMI
A Defesa Civil Municipal trabalha em sintonia com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Obras Públicas (Semop) e Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).
Na eventual necessidade, a instituição aciona o Gabinete do Prefeito para adoção de medidas de maior impacto, como ocorreu em 2023, quando foi decretado estado de emergência na cidade após uma sequência de temporais e criada uma força-tarefa com a participação de toda a administração.
Nesta semana houve a formação de um mutirão de serviços preventivos para preparar a cidade para o período chuvoso.
O trabalho envolve a poda das árvores, limpeza e desobstrução dos bueiros, desobstrução das galerias, limpeza das margens dos córregos e das escadas hidráulicas construídas junto às escadarias que dão acesso às partes altas, além de agilização das obras de contenção de encostas.
por SECOM/PMI