A defesa da profissão de farmacêutico dá o tom da audiência pública que a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social promove na quarta-feira (1º/10/25), às 16 horas, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Os farmacêuticos, profissionais responsáveis pela pesquisa, desenvolvimento, administração e descarte de fármacos, e representantes da categoria são os principais convidados para a reunião. Na ocasião, também será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, iniciativa da deputada Ana Paula Siqueira (Rede), autora do requerimento de audiência pública.
Uma frente parlamentar é uma associação de parlamentares, de diferentes partidos, para debater, propor e articular ações em torno de um interesse comum. Ela não tem poder de deliberação, mas é tida como um instrumento de articulação política.
Deputada defende centralidade do profissional de farmácia
Segundo dados do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG), o Estado tem mais de 30 mil farmacêuticos registrados.
Para a deputada Ana Paula Siqueira, a iniciativa busca reafirmar a centralidade da categoria na promoção da saúde.
“Valorizar os farmacêuticos é defender a saúde. Esses profissionais estão na linha de frente, garantindo segurança no uso de medicamentos e contribuindo diretamente para a qualidade de vida das pessoas. É hora de reconhecer e fortalecer esse trabalho essencial”, afirma a parlamentar.
Para compor a mesa de debates, foram convidados Reike Novato Públio, diretor do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais; Júnia Célia de Medeiros, conselheira do Conselho Regional de Farmácia; e Magali Rodrigues de Brito Araújo, assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais.
Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais