Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Defesa dos farmacêuticos é tema de reunião na ALMG

Na audiência da Comissão do Trabalho, na quarta-feira (1º), será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica.
Em várias ocasiões, a deputada Ana Paula (paletó rosa) tem destacado a importância da valorização do profissional farmacêutico - Arquivo ALMG Foto: Guilherme Dardanhan ALMG
segunda-feira, 29 setembro, 2025

A defesa da profissão de farmacêutico dá o tom da audiência pública que a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social promove na quarta-feira (1º/10/25), às 16 horas, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Os farmacêuticos, profissionais responsáveis pela pesquisa, desenvolvimento, administração e descarte de fármacos, e representantes da categoria são os principais convidados para a reunião. Na ocasião, também será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, iniciativa da deputada Ana Paula Siqueira (Rede), autora do requerimento de audiência pública.

Uma frente parlamentar é uma associação de parlamentares, de diferentes partidos, para debater, propor e articular ações em torno de um interesse comum. Ela não tem poder de deliberação, mas é tida como um instrumento de articulação política. 

Deputada defende centralidade do profissional de farmácia

Segundo dados do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG), o Estado tem mais de 30 mil farmacêuticos registrados.

Para a deputada Ana Paula Siqueira, a iniciativa busca reafirmar a centralidade da categoria na promoção da saúde.

“Valorizar os farmacêuticos é defender a saúde. Esses profissionais estão na linha de frente, garantindo segurança no uso de medicamentos e contribuindo diretamente para a qualidade de vida das pessoas. É hora de reconhecer e fortalecer esse trabalho essencial”, afirma a parlamentar.

Para compor a mesa de debates, foram convidados Reike Novato Públio, diretor do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais; Júnia Célia de Medeiros, conselheira do Conselho Regional de Farmácia; e Magali Rodrigues de Brito Araújo, assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu