Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Educação de Timóteo já tem diagnóstico da realidade de crianças e adolescentes do ensino fundamental

Foram ouvidos professores, pedagogos, pais de alunos e outros profissionais das escolas e, ainda, os representantes de entidades, conselheiros e demais parceiros do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes.
Os participantes puderam conhecer os resultados preliminares do “Projeto Diagnosticando a Realidade de Crianças e Adolescentes do Município de Timóteo para uma Educação Equitativa”. Foto: Divulgação PMT
sexta-feira, 24 outubro, 2025

A Fundação Aperam Acesita em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo reuniu representantes de 11 escolas do município na tarde desta quinta-feira (23) no salão de eventos do Hotel Green Valley, no Centro Norte. Os participantes puderam conhecer os resultados preliminares do “Projeto Diagnosticando a Realidade de Crianças e Adolescentes do Município de Timóteo para uma Educação Equitativa”. 

O Projeto teve início no mês de Junho deste ano, com entrevistas que permitiram reunir informações diversas para a produção de um diagnóstico de 11 escolas municipais que trabalham com o Ensino Fundamental. Foram ouvidos professores, pedagogos, pais de alunos e outros profissionais das escolas e, ainda, os representantes de entidades, conselheiros e demais parceiros do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes.

De acordo com a Secretária de Educação, France-Jane Araújo, a educação é um desafio.

“Esta ação é fundamental para mensurar os objetivos e uma oportunidade de melhoria da qualidade de vida dos nossos alunos. A partir destas informações poderemos construir o Plano Decenal da Educação. Estamos alinhados com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social para diagnosticar a realidade da Educação em Timóteo”, explicou France-Jane.

A consultora educacional Margarete Aparecida Amorim agradeceu às escolas por terem aberto as suas portas e por terem a confiança de passar as informações necessárias ao processo. Ela propôs a leitura dos diagnósticos em grupos para validar os dados de cada escola. 

“Eu recomendo que cada escola leia e discuta o seu diagnóstico, podendo detalhar, melhorar, acrescentar o que falta ou discordar do texto com a finalidade de legitimar os dados compilados”, sugeriu Margarete.

Nesta sexta-feira (24), às 08h30, acontecerá o encontro dos representantes das Organizações da Sociedade Civil , Conselho  Tutelar, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, representantes das Secretarias de Educação e Assistência Social, desta vez, na Sala de Capacitação da Fundação Aperam Acesita. A pesquisa também será dirigida ao público da educação infantil em outra etapa.

Fonte : PMT

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu