Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Educação Física da UFJF-GV promove 1ª Corrida de Orientação Lago do Vale com foco em aventura e sustentabilidade

A atividade foi realizada no Lago do Vale – Fazenda Davi Bretas
Equipe participante da atividade. Foto: Luana de Oliveira Silva
sexta-feira, 8 agosto, 2025

O curso de Educação Física do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), realizou na última sexta-feira, a 1ª Corrida de Orientação Lago do Vale, unindo esporte, natureza e aprendizagem acadêmica. O evento, organizado pela equipe do Projeto de Treinamento Profissional Práticas Corporais de Aventura & Lazer, contou com a coordenação do professor Rubian Diego Andrade, do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Lazer, Aventura e Sustentabilidade (GEPELAVS-UFJF-GV).

A atividade foi realizada no Lago do Vale – Fazenda Davi Bretas, um espaço de aproximadamente 80 hectares na zona rural de Governador Valadares, com trilhas, mirantes e um lago de águas cristalinas, e que enfrenta riscos devido a projetos de instalação de linhas de transmissão de energia que podem impactar o local.

Segundo o professor Rubian Diego Andrade, a corrida permitiu aos alunos aplicar conhecimentos teóricos, como cálculo de azimute, uso de bússolas e medição de distâncias, além de estimular reflexões sobre a relação entre esporte e meio ambiente.

“Esta iniciativa consolida-se como importante ferramenta pedagógica na formação profissional, alinhando teoria e prática dentro de uma perspectiva de sustentabilidade e desenvolvimento de habilidades técnicas e ainda uma possibilidade de campo de atuação do Profissional de Educação Física. A experiência demonstra o potencial das atividades ao ar livre como estratégia educacional inovadora no âmbito acadêmico sob a perspectiva de uma Educação para e pela aventura”, destacou.

Atividade realizada em uma área com aproximadamente 80 hectares contou com técnicas de navegação, trabalho em equipe e reflexão sobre preservação ambiental (Foto: Luana de Oliveira Silva)

A corrida também incentivou o trabalho em equipe, a autonomia dos participantes e o desenvolvimento de competências na organização de eventos esportivos em ambientes sustentáveis.

“Foi desafiador montar cada detalhe, desde a escolha do percurso até a sinalização e a recepção dos participantes. Mas ver tudo funcionando e as pessoas se divertindo e aprendendo foi extremamente gratificante. Acho que conseguimos mostrar o quanto o lazer pode ser formativo”, afirmou João Victor Magalhães Falcão, estudante bolsista e um dos organizadores ao lado dos discentes voluntários Thamara Loren Lima, Rafael José Gonçalves de Assis, Lavínia de Jesus Reis e Pedro Cardeiro Hott.

Para a acadêmica Daniella Nunes, a vivência foi marcante:

“Eu nunca tinha participado de uma corrida de orientação, e foi incrível perceber como a gente consegue se guiar e tomar decisões com base no que aprende na sala de aula. A sensação de se encontrar no meio do percurso foi libertadora”. Já Júlio Augusto Anício de Morais, praticante de esportes de aventura, elogiou a organização: “Foi uma atividade totalmente adequada para o contexto da disciplina, um pouco desafiadora e bem divertida! Foi excelente a organização”, concluiu.


Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu