Entre as idas e vindas da sala de aula para o tatame, Danyelle Cristina da Cunha Lacerda Miranda, estudante do 3º período de Educação Física do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), acumula medalhas em campeonatos nacionais de taekwondo, mostrando que é possível conciliar a vida acadêmica e desempenho esportivo de alto nível.
Aos 20 anos, a valadarense já subiu ao pódio em algumas das principais competições de taekwondo do país: medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Taekwondo, em que enfrentou os melhores atletas do país; ouro na Copa Sudeste – consolidando seu nome entre os grandes talentos da modalidade; e Campeã Mineira (adulto feminino -62kg, faixa preta) – título que garantiu sua vaga para mais uma edição do Brasileiro.
“Essas conquistas são fruto de muito treino e persistência. Cada medalha me motiva a buscar mais”, afirma a atleta e estudante que descobriu o taekwondo por indicação de seu mestre, enquanto praticava Muay Thai. O esporte não só melhorou sua saúde física e mental, como também a ajudou a superar desafios pessoais. “O taekwondo me deu propósito e sonhos claros”, revela.
Apesar dos resultados expressivos, a atleta enfrenta dificuldades para equilibrar estudos e competições.
“Em períodos de campeonatos, os treinos são mais puxados, e muitas vezes coincidem com provas e trabalhos”, relata após sugerir flexibilização de horários para quem compete em alto nível, bem como apoio acadêmico na divulgação das competições e viagens.
Com planos ambiciosos, Danyelle pretende se tornar preparadora física de atletas de combate e, no futuro, ensinar taekwondo.
“Os aprendizados da faculdade têm contribuído muito para minha evolução, tanto nas atividades individuais quanto nas coletivas. Cada semestre traz conhecimentos que levarei para a vida não só em relação à técnica e à metodologia, mas também sobre o funcionamento do corpo e como utilizar isso de forma mais eficiente”, diz.
Para o professor Cristiano Diniz da Silva , coordenador do curso de Educação Física, o profissional da área desempenha um papel essencial no desenvolvimento da carreira de um atleta.
“No caso da Danyelle, a formação acadêmica permite que ela compreenda melhor seu próprio corpo, ajuste estratégias de treino e valorize aspectos essenciais como recuperação e saúde mental. Além disso, conciliar vida universitária com treinos intensos fortalece sua capacidade de organização”, complementa o professor.
Sobre a estrutura do curso, Cristiano ressalta:
“Nosso currículo qualifica o profissional para um amplo espectro de atuação, desde preparação física até gestão esportiva. O profissional egresso do nosso curso pode atuar com excelência nos diferentes campos, como por exemplo nas perspectivas da atenção em saúde e em educação para estilo ativo, orientação de atividades físicas, preparação física, recreação, lazer, cultura em atividades físicas, avaliação física, postural e funcional, gestão relacionada com a área de Educação Física, além de outros campos temáticos emergentes da indústria do esporte, lazer e atividade física”.
Com uma trajetória promissora e uma formação acadêmica adequada, Danyelle Miranda é um exemplo de que, com determinação e o apoio da formação acadêmica, é possível brilhar tanto no tatame quanto na vida universitária.
“O esporte é fundamental para nosso desenvolvimento físico e mental. Respeite seu ritmo, acredite nos seus sonhos e continue, mesmo quando parecer difícil. A perseverança e o espírito indomável um dos princípios do taekwondo é essencial”, aconselha.
