Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Professora da UFJF-GV apresenta trabalhos no mais importante congresso do mundo sobre hanseníase

O próximo Congresso Internacional de Hanseníase (ILC) acontece em 2028 no Rio de Janeiro.
Professora Lúcia Fraga na abertura do congresso. Foto: Divulgação
quarta-feira, 30 julho, 2025

O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) esteve muito bem representado no 22º Congresso Internacional sobre Hanseníase (ILC), realizado em Bali, na Indonésia, de 5 a 10 deste mês. O evento é o mais importante do mundo relacionado à doença. Professora do Departamento de Ciências Básicas da Vida (DCBV) e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Hansenologia (NuPHans), Lúcia Alves de Oliveira Fraga apresentou trabalhos e discutiu os resultados das pesquisas desenvolvidas no Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM).

Realizado a cada três anos, geralmente em países considerados endêmicos, o congresso envolve toda a comunidade científica do mundo, reunindo pesquisadores com projetos em diversas áreas, como: epidemiologia e controle, aspectos diagnósticos/laboratoriais, clínicos e socioeconômicos, terapêutica e vigilância da resistência a medicamentos, incapacidade e reabilitação, quimioprofilaxia, vacinas, estigma e tecnologia digital na hanseníase.

image 376

Lúcia Fraga apresentando trabalho no congresso. (Imagem: arquivo pessoal/Lúcia Fraga)

Participando pela quarta vez do ILC, Fraga destaca a importância do congresso para os estudos sobre a hanseníase desenvolvidos no âmbito da UFJF-GV.

“Constatamos que estamos no caminho certo da investigação científica, utilizando técnicas laboratoriais mais sensíveis para a detecção da doença no seu início, realizando, portanto, o diagnóstico precoce da hanseníase e evitando, dessa forma, o desenvolvimento de sequelas, incapacidades que ocorrem quando o diagnóstico é tardio”. Tudo isso, de acordo com a pesquisadora, contribui para o “verdadeiro controle da transmissão da doença, especialmente em nossa região, como Governador Valadares e municípios vizinhos, que são considerados hiperendêmicos para hanseníase”.

Além de Fraga, também participou do congresso a pesquisadora Jessica Fairley. Vinculada à Emory University, de Atlanta, nos Estados Unidos, ela é colaboradora da UFJF-GV nos estudos sobre a hanseníase.

O próximo Congresso Internacional de Hanseníase (ILC) acontece em 2028 no Rio de Janeiro.

lucia fraga e jessica fairley congresso 2025 e1753208916556

A pesquisadora Jessica Fairley, colaborada da UFJF-GV, ao lado de Lúcia Fraga durante a apresentação de um dos trabalhos. (Imagem: Arquivo pessoal/Lúcia Fraga)

Leia também:

Grupo da UFJF-GV pesquisa métodos para diagnóstico precoce da hanseníase

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu